Projetos do concelho no prémio “Ciência na Escola”
Três projetos de alunos do Concelho da Batalha passaram à fase de desenvolvimento da 16ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, promovido em parceria com os ministério da Educação e da Economia, que decorre até 1 de julho.
O Centro Infantil Moinho de Vento está representado com o projeto “Pequenos Cientistas... Grandes Cidadãos” (1º escalão), enquanto a Escola Básica e Secundária da Batalha se encontra a desenvolver as ideias “SOS Geometria” (3º escalão) e “S@lvusApp” (5º escalão).
Este prémio visa estimular o interesse dos alunos, da educação pré-escolar e do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário, na partilha do conhecimento e na cultura científica através do apoio a projetos multidisciplinares e inovadores nas áreas da ciência e da tecnologia.
O tema deste ano letivo é “A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento de Portugal” e a iniciativa está dividida em duas fases: concurso de ideias e desenvolvimento de projetos.
No total, foram apresentadas 1.390 ideias e selecionadas 710 para a fase de desenvolvimento. O valor do prémio é de 300 euros, para o concurso de ideias, a que acresce um prémio final de 180 euros.
Segundo a fundação Ilídio Pinho, “existem condições para alargar a todas as escolas a cultura científica e o empreendedorismo inovador, base fundamental para que todo o país possa vir a substituir uma mão-de-obra braçal por uma mão-de-obra cerebral, empreendedora e inovadora, capaz de responder aos grandes desafios do presente e do futuro”.
A reunião do júri nacional acontecerá antes de 5 de julho, enquanto a divulgação dos projetos a levar à exposição pública/mostra nacional será feita passados três dias. A mostra nacional e cerimónia de entrega de prémios finais terá lugar até 15 de outubro.
NESTA SECÇÃO
Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira
A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...
Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...
Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal
Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...