Projeto inovador de Tobias Monteiro leva teatro às escolas do concelho

“A arca dos contos em movimento” já iniciou a sua viagem com vista à descentralização cultural e pedagógica. Atenta às vulnerabilidades impostas pelo recente período de ensino à distância, a Associação Cultural Kind of Black Box criou, com o apoio do Município da Batalha, uma oportunidade de proximidade com as crianças através do ensino de expressões artísticas.

O ator e encenador Tobias Monteiro regressou à sua vila natal, Batalha. Com ele, trouxe preparada uma black box ambulante e uma oficina de artes performativas para pôr os alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha, onde iniciou a sua escolaridade, a pensar, criar e celebrar o teatro.

Esta aventura começou com a entrada de uma carrinha transformer no recinto da escola! Foi nesta unidade móvel que o trabalho de criação e encenação foi feito inteiramente pelas crianças. Aqui, os jovens aprendizes puderam ficar a saber sobre escrita criativa, criação de personagens, luminotecnia, sonoplastia e figurinos.

O resultado final foi uma história criada, contada e encenada pelas próprias crianças. Os temas abordados ao longo do ano letivo em sala de aula saltaram da teoria para a prática nestas mini-narrativas da autoria dos mais jovens criadores do nosso país. E não é só a língua portuguesa que á posta à prova. Todas as disciplinas contam! Os atores que acompanham este processo e a Kind of Black Box estão preparados para lançar todo o tipo de desafios.

Com o objetivo de estimular a criatividade e o gosto pela leitura e pelas as artes performativas, esta ideia de Tobias Monteiro é baseada no famoso jogo de cartas A Arca dos Contos, da autoria de Maria Teresa Meireles com ilustrações de Teresa Lima, da Apenas Livros Editora.

A primeira fase do projeto, de 2 a 7 de julho, decorreu na Escola Básica e Secundária da Batalha, sede do Agrupamento de Escolas da Batalha, e a 2ª fase, no ano letivo 2021/22

será dirigida a todos os alunos do 1º ao 4º ano do 1° ciclo do ensino básico do concelho da Batalha.


NESTA SECÇÃO

Monumento no centro da vila homenageia Travaços Santos

A homenagem a José Travaços Santos, uma figura incontornável da região quando se fala de his...

"Um homem ao serviço da cultura” inaugura homenagem a Travaços Santos

A inauguração da exposição “Um homem ao serviço da cultura” é a primeira de um conjunto de i...

Museu lança livro multiformato no Dia da Pessoa com Deficiência

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) celebra o Dia da Pessoa com Deficiência co...