Procissão dos Caracóis na repescagem das 7 Maravilhas (760 207 775)

A Procissão dos Caracóis - Festa de Nossa Senhora do Fetal, que se realiza no Reguengo do Fetal, é um dos 20 patrimónios nacionais candidatos à repescagem para a semi-final do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

O programa realiza-se este domingo, dia 16, em Porto de Mós, com transmissão na RTP1 a partir das 10h00. O voto popular decidirá quais serão os oito repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Para votar na Procissão dos Caracóis, o número é o 760 207 775.

Primeiro, a organização recebeu 504 candidaturas a nível nacional e um painel de especialistas composto por sete elementos de cada distrito e região autónoma, elegeu sete patrimónios, num total de 140 finalistas regionais, cujo nome foi revelado no dia 7 de junho.

Nas 20 finais regionais transmitidas na televisão pública no mês de julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, foram apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares. No caso do distrito de Leiria, venceu a candidatura Muros de Pedra Seca do Concelho de Porto de Mós e a Procissão dos Caracóis - Festa de Nossa Senhora do Fetal ficou na posição seguinte.

Agora, depois da repescagem, os 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, para apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto. A 5 de setembro é efetuada a declaração oficial das “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

 

 


NESTA SECÇÃO

Raul Castro presidente da Câmara da Batalha com maioria absoluta (atualização)

O Movimento Independente Batalha é de Todos, liderado por Raul Castro, venceu as eleições au...

Seis candidatos à conquista da câmara com PS ausente e dois novos partidos

Esta é a 13ª vez que os eleitores do Concelho da Batalha são chamados a escolher os autarcas...

Apoiar os mais carenciados, fidelizar os Jovens às suas raízes

  1) Desenvolver o concelho – atrair empresas, baixar a derrama, rever o IRS e criar empr...