Procissão dos Caracóis na repescagem das 7 Maravilhas (760 207 775)

A Procissão dos Caracóis - Festa de Nossa Senhora do Fetal, que se realiza no Reguengo do Fetal, é um dos 20 patrimónios nacionais candidatos à repescagem para a semi-final do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

O programa realiza-se este domingo, dia 16, em Porto de Mós, com transmissão na RTP1 a partir das 10h00. O voto popular decidirá quais serão os oito repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Para votar na Procissão dos Caracóis, o número é o 760 207 775.

Primeiro, a organização recebeu 504 candidaturas a nível nacional e um painel de especialistas composto por sete elementos de cada distrito e região autónoma, elegeu sete patrimónios, num total de 140 finalistas regionais, cujo nome foi revelado no dia 7 de junho.

Nas 20 finais regionais transmitidas na televisão pública no mês de julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, foram apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares. No caso do distrito de Leiria, venceu a candidatura Muros de Pedra Seca do Concelho de Porto de Mós e a Procissão dos Caracóis - Festa de Nossa Senhora do Fetal ficou na posição seguinte.

Agora, depois da repescagem, os 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, para apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto. A 5 de setembro é efetuada a declaração oficial das “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

 

 


NESTA SECÇÃO

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...