Procissão dos Caracóis é uma das “7 Maravilhas” do distrito

A Procissão dos Caracóis - Festa de Nossa Senhora do Fetal, que se realiza no Reguengo do Fetal, é um dos sete patrimónios do distrito de Leiria que integram a lista dos 140 finalistas regionais das “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

A organização recebeu 504 candidaturas a nível nacional e um painel de especialistas composto por sete elementos de cada distrito e região autónoma, elegeu sete patrimónios, num total de 140 finalistas regionais, cujo nome foi revelado este domingo, dia 7.

Além da festa que se realiza no Concelho da Batalha, que participa na categoria Procissões e Romarias, o distrito de Leiria está representado por outros seis candidatos: Enterro do Bacalhau, Leiria (Rituais e Costumes); Arte Xávega, Marinha Grande (Rituais e Costumes); Artesanato em Vidro, Marinha Grande (Artesanato); Procissão Marítima Noturna em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, Peniche (Procissões e Romarias); Renda de Bilros de Peniche, Peniche (Artesanato); Muros de Pedra, Porto de Mós (Artefactos).

As 20 finais regionais serão transmitidas na RTP1 e RTP Internacional no mês de julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, durante os quais serão apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de agosto, em que o voto popular decidirá quais os oito repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais.

Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, para apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto.

A 5 de setembro é efetuada a declaração oficial das “7 Maravilhas da Cultura Popular”.


NESTA SECÇÃO

Monumento no centro da vila homenageia Travaços Santos

A homenagem a José Travaços Santos, uma figura incontornável da região quando se fala de his...

"Um homem ao serviço da cultura” inaugura homenagem a Travaços Santos

A inauguração da exposição “Um homem ao serviço da cultura” é a primeira de um conjunto de i...

No princípio era o Verbo

Admirável é o campo da astrofísica que aprofunda a origem das origens até onde se alca...