A Opinião de Ricardo Vala

Membro da Iniciativa Liberal, núcleo da Batalha

Problemas comuns, soluções partilhadas

Entre os mitos mais comuns sobre o liberalismo desvendamos aquele de serem pessoas apenas preocupadas com o sucesso da economia e revelarem completa insensibilidade social. Ora, pois, nada mais falso. O liberalismo é a corrente de pensamento que mais defende o desenvolvimento e a segurança dos indivíduos. Tanto politicamente, como socialmente e (sim, também) do ponto de vista económico.

A Iniciativa Liberal da Batalha é uma agregação recente, constituída por muitos jovens (e outros menos jovens), mas todos conscientes da necessidade de mudar e dispostos a enfrentar as maiores adversidades, certos num futuro melhor e mais justo. A nossa força reside na confiança de uma ideologia que se baseia na transparência, desburocratização, sustentabilidade, inovação e envolvimento social. Acreditamos que podemos oferecer ao país e aos batalhenses em particular, uma verdadeira visão reformista que permita interromper o ciclo de empobrecimento do país seguido nos últimos 20 anos em Portugal.

Acreditamos estar a criar as bases para que uma geração hoje ainda jovem, mas mais formada, consciente dos desafios futuros e conectada entre si, possa também participar ativamente nos destinos do nosso país e da nossa querida Batalha, sempre focados na melhoria da qualidade de vida da população batalhense. Confiamos num percurso diferente, num futuro de uma geração e uma nação próspera, segura e ambiciosa.

A Iniciativa Liberal pretende por isso caminhar verdadeiramente para o desenvolvimento da Batalha, (que apesar das mil e uma obras a cada rua e cruzamentos se encontra estagnada e sem incentivos para fixar e trazer mais pessoas). É urgente trazer mais turistas, criar novos tipos de turistas e turismo, captar investimento produtivo e incentivar a criação de empresas e empregos e, acima de tudo, dar condições a quem quer viver e trabalhar na Batalha. O executivo municipal não deve ser uma força de bloqueio, mas uma organização facilitadora.

Queremos políticas que beneficiem a Batalha, com a efetiva participação dos batalhenses e não um modelo de governo assente apenas num partido e numa única figura.

E não estamos sozinhos nesta mudança, pelo que temos vindo a trabalhar em conjunto com outros núcleos locais da Iniciativa Liberal do distrito de Leiria, ouvindo a população e os empresários locais, escutando os seus problemas e frustrações e a trabalhar em conjunto para propor a resolução de alguns problemas críticos que são comuns a outros concelhos como é o caso de alguns problemas ambientais bem conhecidos de todos. Trabalhando em conjunto certamente será mais fácil apresentar soluções a questões que nunca foram resolvidas e que surgem apenas para campanha eleitoral.

Cabe a cada um de nós a responsabilidade de usar o dever cívico que nos assiste de ir votar nas próximas eleições. Ao núcleo da IL Batalha cabe ter um papel mais ativo na comunidade.

Esperamos pela vossa confiança!

 

 

 

 

 


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...