A Opinião de André Loureiro

Presidente do PSD da Batalha

Prestar contas do mandato autárquico

No dia 16 de outubro completaram-se três anos da data de tomada de posse do atual executivo municipal. Se há valores e prioridades que marcam a diferença face ao passado, há também uma cultura democrática que se materializa em diversas ações, incluindo a consciência da necessidade de prestar continuamente contas ao eleitorado e aos cidadãos da Batalha em geral.

É por isso, com especial satisfação, que aproveito este momento para realizar um breve balanço destes três anos de mandato autárquico e projetar o ano que se aproxima e que antecede o próximo momento eleitoral.

A primeira responsabilidade de um eleito é avaliar a execução do projeto político que nos mobiliza, para a todo o tempo compreendermos que ainda há tanto para fazer e ter a humildade de reconhecer os erros e acolher as críticas como estímulos para melhorar o nosso desempenho.

Nesta condição, reconhecer que, pese embora os principais eixos que garantiram a eleição deste executivo municipal, têm sido na íntegra cumpridos, há áreas que podemos fazer mais, em particular em domínios que a pandemia veio revelar que ainda temos fragilidades, como sejam na área dos cuidados de saúde ou no alojamento para famílias mais necessitadas.

Todavia, a um ano do termo do mandato, mais de 80 por cento dos compromissos eleitorais assumidos com os batalhenses estão já cumpridos. Fez-se muito mais do que aquilo a que nos tínhamos comprometido no programa eleitoral, em larga escala em resultado de novas expetativas da população, sobretudo junto dos segmentos da população mais jovem e sénior. Razão porque a autarquia avançou com os projetos da Academia Sénior e da Casa do Conhecimento e da Juventude, dois exemplos de novas respostas que apelam à solidariedade entre gerações e a oportunidade de aprendizagem ao longo da vida.

Na área social e no apoio à educação, lançámos projetos inovadores e que no presente ano assumem um relevo especial, seja no apoio à aquisição de medicamentos e vacinas da gripe para pessoas com mais de 60 anos, seja em medidas de financiamento das famílias na mensalidade da creche e de apoio à natalidade, através do Programa Crescer Mais, ou ainda no lançamento do programa financiamento de livros e cadernos escolares.

Também ajustámos os planos e apoios municipais no sentido de favorecer a reabilitação urbana, a que acrescem projetos de requalificação urbana como o largo da Praça da Fonte no Reguengo do Fetal, o novo parque de eventos junto à zona desportiva da Batalha ou o projeto de regeneração urbana que aprovamos para o centro da Golpilheira.

O ambiente e a mobilidade suave são objetivos estratégicos que marcam este mandato, com novas ecovias em desenvolvimento e a liderança de projetos que reclamam a despoluição do rio Lena ou a valorização das Pedreiras Históricas do Mosteiro da Batalha.

No que se refere à cultura e desporto, mereceu destaque a aposta em redes culturais que associam o património com eventos culturais de excelência. O pavilhão de São Mamede será uma realidade próxima e o alargamento dos percursos pedestres e zonas de lazer são uma aposta deste mandato que agora entra na sua reta final.

Temos a certeza que existem áreas que merecem uma atenção mais cuidada, que o tempo de exceção que vivemos em torno da pandemia da Covid-19 nos exige uma maior atenção em áreas novas como o emprego, o apoio alimentar e a proteção reforçada dos mais frágeis, também é certo que a nossa ambição leva-nos para a exigência de um futuro melhor e mais solidário.

Por esta experiência extraordinária, agradeço ao presidente da câmara, demais eleitos e colaboradores municipais, que através do vosso apoio e empenho, como sempre aconteceu, possamos melhorar a nossa prática do presente e para construir as nossas vitórias futuras. A todos, muito obrigado!


NESTA SECÇÃO

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...