Joana Crispim

Mestre em Psicologia Clínica e formada em Hipnose

Preocupa-se com o sucesso escolar do seu filho?

É um facto de que os professores são os profissionais que estão durante mais tempo em contato com os alunos, no entanto, saiba que o sucesso escolar do seu filho não depende exclusivamente da competência destes. Quer a escola, quer a família são os pilares fulcrais para o desenvolvimento funcional da criança. Neste sentido, é importante compreender que o rendimento escolar do seu filho não depende somente das suas características biopsicológicas e da sua genética, depende igualmente dos contextos em que ele está inserido no seu quotidiano. A família nuclear desempenha um dos papéis mais importantes para a sua contribuição, sendo que a podemos considerar como a fonte mais rica e por vezes a menos utilizada.

É uma verdade, que na sociedade atual os pais são submetidos a uma correria do dia-a-dia de tal ordem, que por vezes, vivem a um ritmo alucinante que não lhes permite ter a disponibilidade adequada que os seus filhos requerem. Porém, tenha presente que eles podem “cansar-se” de esperar pela sua atenção.

Quando os pais se envolvem genuinamente no desenvolvimento académico dos seus filhos, podem verificar diversos benefícios na relação paternal nomeadamente, um aumento da sua influência; fortalecimento das redes sociais; maior informação adquirida; aumento da sua autoestima e motivação, por forma a darem continuidade ao seu próprio papel enquanto pais.

Já refletiu sobre até que ponto, é que se envolve verdadeiramente no rendimento académico do seu filho?


NESTA SECÇÃO

Casos de obesidade infantil caem 7% nas escolas do concelho

O projeto de combate à obesidade infantil “Batalha Saudável”, que envolve mais de 750 alunos...

CIMRL defende remodelação de urgências hospitalares

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipalda Região de Leiria, que integra o mun...

Um gabinete de saúde oral por agrupamento de centros

Perante um problema de saúde com forte expressão junto da população infantil e juvenil, foi ...