Posto do Laboratório Virgílio Roldão faz colheitas para detetar a Covid-19

O Laboratório de Análises Clínicas Virgílio Roldão anunciou que o seu posto instalado na Clínica Saleme, na Batalha, faz colheitas para testes de imunidade e para detetar a presença do vírus da doença Covid-19.

A funcionar na clínica, situada na praceta Infante Dom Pedro, desde junho deste ano, o laboratório deixou as anteriores instalações na Batalha, e está apto para fazer colheitas relativas a diferentes análises e testes.

Em virtude da pandemia, destacam-se os testes RT-PCR Sars Cov-2 [verificam se há infeção, no momento de realização], antigénio de Sars Cov-2 [testes rápidos] e pesquisa de anticorpos de Sars Cov-2 [testes serológicos de imunidade]. Desde maio que está referenciado para a técnica RT-PCR Sars Cov-2.

A empresa “teve de fazer uma reestruturação para atender a esta necessidade emergente da população [resposta à pandemia], como turnos rotativos e aumento de pessoal, e de lidar com a falta de materiais relativos à pesquisa do vírus (desde reagentes, luvas e consumíveis), que chegaram a estar esgotados e sem data de reposição”, explica o laboratório.

Até agora, “conseguiu ultrapassar todos os obstáculos e conta hoje em dia com mais de 1000 testes/mês, sempre com resultados entregues em menos de 36 horas após colheita”, adianta.

Noutras áreas, realiza análises como hemograma, vitamina D, hemoglobina clicada, PSA, TSH ou triglicerídeos.

O Laboratório de Análises Clínicas Virgílio Roldão está também presente na Maceira, Alqueidão da Serra e na Marinha Grande, cidade onde foi fundado há 64 anos e possui os serviços centrais. Vai abrir em breve um centro de colheitas destinadas a detetar a presença do vírus da Covid-19 no antigo mercado municipal da Marinha Grande.

Por ano é responsável pela realização de 3000 analises “dentro portas” e conta 12 funcionários.

As atual sede, na avenida Dr. José Henriques Vareda, na Marinha Grande, será remodelada a partir de janeiro de 2021, de “forma a dar-lhe um rosto mais atual, sóbrio e moderno, aliado a um rebranding que vai desde o design de interiores ao design gráfico”, explica a empresa.

O posto de colheitas da Batalha está em funcionamento das 8h30 às 10h30, de segunda a sexta-feira.

 


NESTA SECÇÃO

Dia Mundial do Ritmo Cardíaco – Todos juntos para um bom ritmo

A importância do ritmo certo é transversal a tudo no nosso dia-a-dia: seja no trabalho, na m...

Vamos falar sobre depressão?

A depressão é uma perturbação de humor muito frequente, que gera uma sensação de tristeza pe...

Diabetes aumenta a prevalência de doenças gengivais

Considerado um problema de saúde pública, a diabetes resulta muitas vezes da forma como as p...