Poluição suinícola: "Não estão a fazer nada. O assunto está parado", diz o presidente da câmara

(Excerto da entrevista do presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, publicada na íntegra na edição de agosto em papel ou por assinatura online)

....

Em que ponto a questão da poluição suinícola?

Está na mesma, porque o Governo arrumou o assunto numa gaveta. Continuamos, manifestamente, a enganar e a iludir as pessoas, dizendo-lhes que está uma solução a ser trabalhada e não está. A solução do Governo foi transitar a questão para o grupo Águas de Portugal. E de facto desde o tempo do senhor secretário de Estado Carlos Martins, que saiu do governo há dois ou quase três anos, este dossier não mexeu uma palha.

O problema mantém-se e do meu ponto de vista agravou-se, porque há mais produção e as condições de tratamento estão muito mais degradadas. Isto significa que temos tido na Batalha muito mais problemas ambientais, quando uma pequena parcelas dos tantos milhões de que ouvimos falar todos os dias resolvia o problema. Estamos a falar de um investimento de 15 milhões.

O problema não está resolvido, é muito preocupante e continuo a achar que o Governo está a tratar muito mal esta questão, e não contará comigo para andar a iludir as pessoas dizendo que está a fazer uma solução. Não estão a fazer nada. O assunto está parado e é grave que isso aconteça.

A nossa terra não compreende e não aceita que a sua qualidade de vida seja posta em causa porque há um conjunto de empresários que, de uma forma irresponsável, está a descarregar uma carga poluente elevadíssima para as linhas de água.

O município da Batalha está disponível para resolver o problema em conjunto com outros municípios. Nós temos a capacidade orçamental para o fazer. Agora não tem sido possível fazer porque a narrativa tem sido muito a de transferir a responsabilidade para os outros.


NESTA SECÇÃO

Bombeiros da Batalha combatem fogo no parque natural (com vídeo)

Os Bombeiros Voluntários da Batalha estão a ajudar a combater o incêndio que deflagrou na ma...

Autarca "lamenta profundamente" ausência de combate à poluição

O presidente da Câmara da Batalha "lamenta profundamente o esquecimento a que tem sido votad...

“Não temos qualquer interesse em indústrias que não gerem mais valias”

(Excerto da entrevista do presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, publicada n...