Joana Magalhães

Pestanas que Falam

“Podemos falar depois das 18 horas”

“Olhe, neste momento não posso porque estou a trabalhar, mas podemos falar depois das 18 horas” - é uma frase que nós, jornalistas, ouvimos muito. “Durante a semana não posso porque estou a trabalhar e tenho de ir buscar os filhos, mas podemos combinar para o fim-de-semana”, é outra. E nós esperamos pela hora de saída do trabalho, ligamos num instante ao fim-de-semana.

“Envie um e-mail que eu depois vejo isso”, também é uma resposta comum para uma caixa de entrada que poucas vezes recebe de volta o prometido. Ou recebe, mas fora do tempo. Ligar outra vez, insistir para ver o e-mail, para responder a tempo, é rotina diária. Lá pelo meio ouve-se um “eu respondo, mas veja lá o que escreve que da última vez colocaram coisas que eu não disse”.

Parece lengalenga gravada que se repete no leitor. Mas o jornalista solta um sorriso, responde com simpatia, porque é preciso e porque tem de ser. E no final, por vezes, consegue o trabalho que ambicionava e enche-se de realização.

E o momento em que se enche de realização faz o leitor formatar-se e apagar as gravações do costume. É o momento que vale a pena, que comprova a “doença do jornalismo”.

E o jornalista também é isto: paciente, tolerante e relações públicas. Mas no momento da notícia conseguida, do peito cheio, é-se o verdadeiro jornalista. Está-se a acabar o ano e 2020 começa como este terminou, de olhos abertos, mãos nas teclas e telemóvel no ouvido. E ainda bem.


NESTA SECÇÃO

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...