Plantas agradecem podas e ficam fortes

Chegou o outono, e com ele um novo ciclo, com tempo de menos rigor, são os momentos ideais para as sementeiras.

As estações do ano podem fazer o paralelismo com os ciclos da nossa vida. No outono há árvores que deixam cair as suas folhas e entram num estado de dormência. E às vezes também isso é importante nas nossas vidas, numas mais do que em outras – tal como nas árvores, mas sempre com o princípio de um novo acordar, renovado e vigoroso.

Fico a pensar acerca das podas que algumas plantas agradecem e acabam por ficar mais fortes, como é o caso da Roseira de Santa Teresinha que tenho cá em casa - estou sempre a cortar as suas ramas e ela cada vez me presenteia com mais flores com um aroma super agradável.

Filosofias à parte, vamos ao trabalho de mãos. Os meus pés de tomateiros ainda duram e estão para durar, assim tenham o sol para os amadurecer. Na verdade este ano atrasei-me a semeá-los e assim devo ter tomates ainda a produzir para o Natal - a zona onde os tenho ficou meio selvagem, com muitas ervas de flores, pois este verão tive pouco tempo para cuidar deles, mas o que é certo, é que, como tiveram na base os manjericões e as capuchinhas, nenhum mal os atacou e continuam a produzir em bom andamento.

Para quem gosta de tomate cereja, aquele pequenino, devo informar que os redondos acabam sempre por abrir com o amadurecimento, mas com os alongados isso não acontece, cá em casa comem-se como se fossem morangos.

Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: acelgas, alfaces, alho francês, brócolos, cebolas, cenouras, coentros, Couves várias, couve-rábano, espinafres, espargos, favas, mostardas, nabiças, nabos, rabanetes, rúcula, salsa.

Jardim, Semear e/ou plantar: amores-perfeitos, margaridas, açucenas, cíclames, narcisos, crisântemos, jacintos e tulipas.

Viver e deixar viver, esse é o conselho que a natureza nos transmite.

Na horta posso cultivar bons alimentos e bons sentimentos!

Boas Colheitas


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...