Plantas agradecem podas e ficam fortes

Chegou o outono, e com ele um novo ciclo, com tempo de menos rigor, são os momentos ideais para as sementeiras.

As estações do ano podem fazer o paralelismo com os ciclos da nossa vida. No outono há árvores que deixam cair as suas folhas e entram num estado de dormência. E às vezes também isso é importante nas nossas vidas, numas mais do que em outras – tal como nas árvores, mas sempre com o princípio de um novo acordar, renovado e vigoroso.

Fico a pensar acerca das podas que algumas plantas agradecem e acabam por ficar mais fortes, como é o caso da Roseira de Santa Teresinha que tenho cá em casa - estou sempre a cortar as suas ramas e ela cada vez me presenteia com mais flores com um aroma super agradável.

Filosofias à parte, vamos ao trabalho de mãos. Os meus pés de tomateiros ainda duram e estão para durar, assim tenham o sol para os amadurecer. Na verdade este ano atrasei-me a semeá-los e assim devo ter tomates ainda a produzir para o Natal - a zona onde os tenho ficou meio selvagem, com muitas ervas de flores, pois este verão tive pouco tempo para cuidar deles, mas o que é certo, é que, como tiveram na base os manjericões e as capuchinhas, nenhum mal os atacou e continuam a produzir em bom andamento.

Para quem gosta de tomate cereja, aquele pequenino, devo informar que os redondos acabam sempre por abrir com o amadurecimento, mas com os alongados isso não acontece, cá em casa comem-se como se fossem morangos.

Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: acelgas, alfaces, alho francês, brócolos, cebolas, cenouras, coentros, Couves várias, couve-rábano, espinafres, espargos, favas, mostardas, nabiças, nabos, rabanetes, rúcula, salsa.

Jardim, Semear e/ou plantar: amores-perfeitos, margaridas, açucenas, cíclames, narcisos, crisântemos, jacintos e tulipas.

Viver e deixar viver, esse é o conselho que a natureza nos transmite.

Na horta posso cultivar bons alimentos e bons sentimentos!

Boas Colheitas


NESTA SECÇÃO

Importação de bens de reduzido valor

Foi revogado o título III do Decreto-Lei n.º 31/89, de 25 de janeiro, pela alínea b) do arti...

Declaração automática de rendimentos

No passado dia 31 de março, o Governo emitiu um comunicado de imprensa, sobre a entrega e co...

Aromáticas tratam da saúde às galinhas

O mês de fevereiro marca o período em que o tempo começa a mudar. Se ainda não fez as sement...