Plano de relançamento da economia para micro negócios

O Município da Batalha está a desenvolver um programa de relançamento da economia, que corresponde a um investimento de meio milhão de euros, na sequência da pandemia de Covid-19.

"Será uma espécie do nosso plano de recuperação e resiliência, em que vamos dotar com meios financeiros aqueles que, por uma razão ou outra, tenham de fechar as suas atividades", explicou o presidente da câmara municipal, Paulo Batista Santos, no dia 9 de novembro.

O programa abrange "micro negócios até 100 mil euros e também as atividades comerciais e de restauração", adiantou o autarca, explicando que o investimento, que "meados de dezembro estará disponível, "permite acompanhar pelo menos 200 empresas".

A proposta de regulamento municipal do programa "estabelece as regras aplicáveis à concessão de apoios, de caráter extraordinário, não reembolsáveis, tendo em vista a manutenção de postos de trabalho e mitigação de situações de crise empresarial".

A economia e emprego, promoção do desenvolvimento e reabilitação urbana são as áreas contempladas.

Segundo Paulo Batista Santos, prevê-se, por exemplo, que os empresários que tiverem de fechar "possam receber 85% do valor das despesas que manifestamente demonstrem, quer de investimento, quer de receitas que perdem fruto destas medidas de contingência".


NESTA SECÇÃO

Rendimento das famílias foi o que mais cresceu a nível distrital

As famílias do Concelho da Batalha foram, no distrito de Leiria, as que mais viram crescer o...

Empresas conquistam 53 troféus PME Excelência e PME Líder

O estatuto PME Excelência e PME Líder 2020, que traduzem os melhores desempenhos económico-f...

Aprovadas 15 candidaturas no valor de 30 mil euros

O Município da Batalha aprovou no dia 19 de abril as primeiras 15 candidaturas no âmbito do ...