Plano de relançamento da economia para micro negócios

O Município da Batalha está a desenvolver um programa de relançamento da economia, que corresponde a um investimento de meio milhão de euros, na sequência da pandemia de Covid-19.

"Será uma espécie do nosso plano de recuperação e resiliência, em que vamos dotar com meios financeiros aqueles que, por uma razão ou outra, tenham de fechar as suas atividades", explicou o presidente da câmara municipal, Paulo Batista Santos, no dia 9 de novembro.

O programa abrange "micro negócios até 100 mil euros e também as atividades comerciais e de restauração", adiantou o autarca, explicando que o investimento, que "meados de dezembro estará disponível, "permite acompanhar pelo menos 200 empresas".

A proposta de regulamento municipal do programa "estabelece as regras aplicáveis à concessão de apoios, de caráter extraordinário, não reembolsáveis, tendo em vista a manutenção de postos de trabalho e mitigação de situações de crise empresarial".

A economia e emprego, promoção do desenvolvimento e reabilitação urbana são as áreas contempladas.

Segundo Paulo Batista Santos, prevê-se, por exemplo, que os empresários que tiverem de fechar "possam receber 85% do valor das despesas que manifestamente demonstrem, quer de investimento, quer de receitas que perdem fruto destas medidas de contingência".


NESTA SECÇÃO

Município aplica saldo de 1,8 milhões em ajudas às empresas e famílias

A Câmara da Batalha apresentou um saldo de gerência transitado para o exercício de 2021 no v...

Biscana ofereceu sete mil peças de roupa a famílias carenciadas

O Município da Batalha organizou em dezembro, em parceria com o grupo têxtil Biscana (marca ...

Empresas da Batalha doam 10 mil euros ao centro hospitalar

As empresas Cimalha e Ecomais doaram dez mil euros ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL) para...