Pia do Urso distinguida pela sua acessibilidade física

Princípios da inclusão física, com a presença de percursos acessíveis, trilhos táteis, plantas em relevo e informação em braille, justificam a Menção Honrosa.

A Câmara da Batalha recebeu no dia 21 de junho uma Menção Honrosa Prémio Acesso Cultura 2017, com o projeto Ecoparque Sensorial da Pia do Urso, na categoria “Acessibilidade Física”. O júri considerou que a “criação do ecoparque destaca a relação entre o património, a sustentabilidade e o fomento do turismo, que inclui a grande diversidade de públicos, independentemente das suas características e necessidades”..

O forte envolvimento no projeto dos princípios da inclusão física, com a presença de percursos acessíveis nos espaços exteriores, de trilhos táteis, de plantas em relevo, informação em braille e o ecoparque sensorial, onde se destaca a presença de áudio guias, justificam a Menção Honrosa..

A atribuição desta distinção, pela Acesso Cultura “volta a destacar o trabalho de qualidade encetado em torno da recuperação desta aldeia, bem como na instalação do ecoparque sensorial que foi percursor no país em matéria de acessibilidade ao grande público”, refere o presidente da câmara..

“Hoje os projetos desenvolvidos na Aldeia da Pia do Urso, em São Mamede, como o recente Hostel da Pia do Urso, marcam a diferença na oferta turística e cultural do concelho e confirmam a aposta do município no turismo acessível e da natureza”, acrescenta Paulo Batista Santos. .

Em 2016, a Universidade do Minho atribuiu à Câmara da Batalha o Prémio “Município do Ano” – Região Centro, com menos de 20 mil habitantes, com o projeto de requalificação da Aldeia da Pia do Urso, cuja concretização foi considerada exemplar pelos elementos do júri do concurso..

Os Prémios Acesso Cultura visam distinguir, divulgar e promover entidades (privadas, públicas, cooperativas, associações e outras) e projetos que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal.


NESTA SECÇÃO

Monumento no centro da vila homenageia Travaços Santos

A homenagem a José Travaços Santos, uma figura incontornável da região quando se fala de his...

"Um homem ao serviço da cultura” inaugura homenagem a Travaços Santos

A inauguração da exposição “Um homem ao serviço da cultura” é a primeira de um conjunto de i...

Museu lança livro multiformato no Dia da Pessoa com Deficiência

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) celebra o Dia da Pessoa com Deficiência co...