Batalha: Eleições Autárquicas

Paulo Batista Santos/PSD:
“Ampliar a rede de saneamento”

Recandidato-me à liderança do Município para dar continuidade a um novo ciclo que iniciei pelo desenvolvimento da Batalha. Demos já firmes e relevantes passos num projeto que é ambicioso, mas realista e ajustado à nossa realidade, ao nosso Concelho.

Desde 2013 que trabalhamos para dar lugar a um programa e a uma estratégia que construímos em conjunto. Os espaços participativos e a experiência de ouvir os batalhenses no dia-a-dia ajudam-nos a ter presente as suas causas.

Seria exaustivo enumerar todos os projetos que realizámos nestes últimos anos, mas recordo algumas importantes conquistas que hoje todos podemos verificar:

- Melhoráramos os serviços públicos, com a instalação da Loja do Cidadão da Batalha, a primeira da região (e até agora única) e que trouxe mais serviços e maior proximidade aos cidadãos e às empresas.

- Criámos as condições para acolher novas competências na área da educação, o que nos permitiu intervir na reestruturação do parque escolar, tarefa que estamos a concluir com a construção do novo Centro Educativo do Reguengo do Fetal e a requalificação da Escola Básica e Secundária da Batalha.   

- Concluímos a revisão do Plano Diretor Municipal, desde há anos adiada e que possibilitou um novo ordenamento urbano para o concelho e definição de novas áreas de acolhimento para atividades económicas.

- Definimos duas áreas de reabilitação urbana, na Batalha e Reguengo do Fetal, promovendo a reabilitação urbana também com a ajuda de um programa inovador “Batalha Restaura”.

- Nas áreas sociais criámos novos projetos de apoio aos mais carenciados, como o Fundo de Emergência Social, apoio a medicamentos e o programa“Saúde para Todos” na reabertura do Centro de Saúde da Golpilheira, que desde já beneficiaram mais de um milhar de utentes.

- Fomos reconhecidos pela capacidade de acolhimento de duas famílias de refugiados que estão integradas na nossa sociedade.

- A nova Academia Sénior na Batalha e São Mamede, as várias atividades de envelhecimento ativo, como a hidroginástica e aulas de ginástica geriátrica, são ações que conhecem uma crescente adesão das pessoas.

- Promovemos novas soluções de mobilidade e de transporte público para a população, através do autocarro “Gira Batalha”.

- Apostamos na defesa do ambiente, através da construção de novos parques verdes, como o Parque dos Infantes, e desenvolvemos o projeto de proteção da frente do Mosteiro.

Muito mais haveria para enumerar, mas este é apenas o início do projeto de esperança que, num segundo mandato, se merecermos a confiança dos eleitores, queremos continuar e reforçar, para que os batalhenses tenham cada vez mais orgulho no seu concelho.

Nos últimos tempos, ficamos a saber que a Batalha é um dos 10 concelhos com maior dinamismo económico, num estudo publicado pela Marktest. Já o INE aponta a Batalha como o 5º concelho do País com menor taxa de desemprego, apenas 4,6% da população ativa.

Em 2016, a Batalha foi o 15.º município que apresentou menor endividamento e subiu 8 posições no ranking dos municípios portugueses com maior eficiência financeira; no mesmo ano, conquistámos o prestigiado prémio “Município do Ano” – Região Centro.

Estes são apenas alguns indicadores que afirmam o orgulho que temos na nossa terra e sobretudo mostram a capacidades das gentes da Batalha.

Essa capacidade de realizar mais e a vontade de fazer melhor, é a motivação que nos orienta para o futuro, entre outras, com prioridade para as seguintes áreas:

(i) Promover a economia e a competitividade, concretizando a ampliação da zona industrial da Jardoeira e concluindo o espaço jovem empreendedor no antigo hospital da Misericórdia;

(ii) Valorizar o território e os recursos naturais; através da realização das operações de requalificação ambiental, ampliar a rede de saneamento e reforçar as ações de melhoria dos espaços urbanos dos diversos lugares do Concelho;

(iii) Promover a coesão social e a melhoria da qualidade de vida; promovendo um plano municipal de Cultura que seja integrador e acessível a todos, bem assim iremos continuar o esforço de dotar o Concelho com instalações desportivas condignas;

(iv) Reforçar o potencial humano e a inclusão social; iremos ampliar os programas extracurriculares e de apoio aos alunos e às famílias (manuais e refeições escolares), bem como reforçar a aposta no Programa Mova Sénior, e potenciar a criação de um programa de promoção de emprego jovem em torno das tecnologias da informação e atividades criativas.

(v) Melhorar e modernizar os serviços da autarquia; pretendemos manter o equilíbrio financeiro da Câmara Municipal e promover a reestruturação dos serviços de licenciamento da Autarquia, promovendo a eficiência e melhorias no atendimento aos munícipes.

Cinco prioridades que queremos cumprir em nome da coesão social e territorial, mas sobretudo são a base da nossa candidatura que nos permite afirmar orgulhosamente que a “Batalha Tem Futuro”.

Um abraço,

Paulo Batista Santos


NESTA SECÇÃO

Carnaval põe 1.500 miúdos e graúdos a desfilar na vila

O Carnaval na Batalha volta à rua e promete diversão para todas as faixas etárias, com uma p...

Menina de um ano morre atropelada por empilhadora

Uma menina de um ano de idade, natural de Casal do marra, no Concelho da Batalha, morreu no ...

Comunidade contra pesquisas de gás natural na região

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), que inclui o Concelho da Batalha, a...