Célia Ferreira

A.M.HO. A.Minha.Horta

Personalizar prendas e poupar no papel

Chegámos a dezembro, e com ele veio o frio, apenas o frio, falta-nos a chuva.

Em época de presentes de Natal, por aqui gostamos de partilhar os excedentes do nosso quintal, pois mais do que o presente em si, está o valor da ação de dar. E nada melhor do que oferecer aquilo que produzimos com amor e carinho adicional.

Não será demais relembrar algumas sugestões: garrafas de azeite aromatizado: encher com azeite garrafas bonitas e depois introduzir uma erva ou mistura a gosto.

Sal verde: numa taça juntar duas colheres de sopa de alecrim seco, duas colheres de sopa de orégãos secos, duas colheres de sopa de manjericão e por último uma colher de chá de sal natural. Triturar tudo e colocar num frasco pronto a adicionar sabor e nutrientes às nossas saladas.

Cabaz de hortícolas: presentes úteis à margem do espírito de consumismo desenfreado a que assistimos por estes dias.

Uma coisa que me faz alguma confusão é o excesso de papel nos embrulhos. É frequente vermos nos dias seguintes os amontoados de papéis nas ruas. Tenho optado por embrulhar os presentes em sacas de tecido (que coso) e podem ser de tecido reaproveitado, fazendo assim um presente extra, ou então embrulhá-los - como a minha mãe fazia - num pano de cozinha bonito e, para quem tem jeito com as agulhas, com um picon a embelezar. E assim diminuímos a quantidade de papel a usar.

A quadra natalícia também nos convida a fazer uma introspeção, olharmos para dentro, pensarmos um pouco acerca do que fazemos neste mundo, e se cada um se comprometer a deixá-lo um pouco melhor do que o encontrou, acredito que todas essas ações juntas podem fazer deste um mundo melhor.

Se com 18 anos queria mudar o mundo todo, agora que tenho 40 ajustei o meu sonho e procuro em cada gesto melhorar o mundo em que toco.

Hortícolas para semear e/ou plantar: alfaces, agrião, beterraba, cebolas, couves, coentros, favas, mostarda, nabos, rúcula e salsa. Desbastar as nabiças.

Árvores de fruto plantar: alperces, ameixoeiras, amoreiras, cerejeiras, figueiras, framboeseiras, groselheiras, macieiras, mirtilos, nectarinas, pereiras, pessegueiros Jardim, semear e/ou plantar: goivos, jacintos, tulipas.

Na horta posso cultivar bons alimentos e bons sentimentos! Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...