Peregrinos dos Caminhos de Fátima também já têm uma credencial

A Credencial do Peregrino dos Caminhos de Fátima [semelhante à usada pelo peregrinos do Caminho de Santiago] está disponível desde o dia 13 de setembro para todos aqueles que percorrem os Caminho de Fátima.

Emitida pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), entidade titular e proprietária da marca Caminhos de Fátima, corresponde a um passaporte do peregrino, que comprova a passagem pelas etapas destes itinerários. Deve ser carimbada em cada paragem efetuada durante a caminhada, junto de uma entidade de acolhimento que utilizará, para este efeito, o seu próprio carimbo (paróquia, hotel, albergue, restaurante ou outra instituição). Serve, assim, de certificação da realização do Caminho de Fátima.

A credencial pode ser levantada na sede do Centro Nacional de Cultura, em Lisboa, ou enviada por correio (solicitações para info@cnc.pt ou 213 466 722). Será também disponibilizada nesta fase em alguns dos principais pontos de relação com os Caminhos de Fátima oficialmente reconhecidos pelo Centro Nacional de Cultura: Albergues dos Caminhos de Santiago, em colaboração com a Associação Via Lusitana, Sé Catedral de Lisboa, postos de Turismo da Rede da Região Turismo Centro de Portugal e ostos de Turismo da Rede da Região Turismo do Alentejo.

“Os Caminhos de Fátima”, identificados e desenvolvidos pelo Centro Nacional de Cultura, “são uma rede de itinerários religiosos e culturais que partem de diversos locais culminando no Santuário de Fátima. Desenvolvidos em parceria com múltiplas instituições e em articulação com o Santuário de Fátima, criam condições seguras e aprazíveis para os peregrinos que a pé se dirigem ao Santuário de Fátima, evitando as estradas de grande circulação automóvel, em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais”.

“Proporcionam uma verdadeira espiritualidade, em ligação com a natureza e as vivências religiosas e culturais. Percorrem territórios variados, com grande interesse cultural e paisagístico e articulam-se com outros itinerários de âmbito nacional e internacional”, adianta o CNC.

Mais informação em www.caminhosdefatima.org e www.pathsoffaith.com.

 

Caminhos que se articulam

com outros percursos

 

“Num ato de fé ou de realização pessoal, encontra em Portugal vários caminhos que se dirigem a Fátima.

Os Caminhos de Fátima remontam à data das aparições de Fátima (1917) e são percursos em Portugal percorridos, a pé ou de bicicleta, pelos peregrinos que se dirigem ao Santuário de Fátima, situado na Cova da Iria, em Fátima.

Foram identificados e desenvolvidos pelo Centro Nacional de Cultura, associação cultural que tem como grandes objetivos a promoção, defesa e divulgação do património cultural de Portugal.

Fátima, local das Aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, é hoje um dos mais importantes lugares de culto católico do mundo, atraindo milhões de peregrinos anualmente. As maiores celebrações ocorrem a 13 de maio (Procissão das Velas no dia 12 à noite) e a 13 de outubro.

Vários caminhos podem ser percorridos: o Caminho do Tejo, que tem início na capital, Lisboa, o Caminho do Norte, com início em Valença, no norte de Portugal, o Caminho da Nazaré, com início na vila da Nazaré, no centro do país ou a Rota Carmelita, com início na cidade de Coimbra. São caminhos que se articulam com outros percursos, de âmbito nacional e internacional, como os Caminhos de Santiago e as Rotas Marianas. Não é de estranhar, por isso, que nalgumas etapas dos Caminhos de Fátima encontre peregrinos dos Caminhos de Santiago, pois estas são idênticas.

Todos os Caminhos de Fátima contribuem para uma verdadeira espiritualidade, em ligação com a natureza e as vivências religiosas e culturais locais.

Pelo caminho, podem visitar-se igrejas e santuários, autênticos museus de arte, e admire os altares de talha dourada, a azulejaria e a arte-sacra, ícones reais da cultura de um povo.

No seu percurso, irá cruzar-se com outras devoções, celebradas em festas e romarias. Entre na festa e participe nesta viagem espiritual, de paz e de encontro consigo próprio” - fonte Caminhos de Fé/https://www.pathsoffaith.com/


NESTA SECÇÃO

Raul Castro conquista presidência da câmara com maioria absoluta

O Movimento Independente Batalha é de Todos, liderado por Raul Castro, venceu as eleições au...

Município com “situação globalmente equilibrada”

A a última reunião do atual mandato 2017-2021 do executivo municipal aconteceu no dia 7 de o...

Equipas do concelho distinguidas na 'caça' às espécies exóticas invasoras

O Concelho da Batalha participou com três equipas na 4ª edição dos Desafios Invasoras.pt/Cor...