Pedreira histórica do Caramulo está em discussão pública

O projeto classificação do sítio de interesse municipal da pedreira histórica do Caramulo e respetiva zona especial de proteção, em Vale da Pedreira, freguesia de Reguengo do Fetal, aprovada pelo Município da Batalha no final do ano passado, ainda pode sofrer alterações por proposta dos cidadãos interessados.

Segundo o aviso publicado a 12 de Janeiro em Diário da República, “encontram-se para consulta pública todos os elementos do processo, durante o prazo de 30 dias úteis”, disponíveis em www.cm -batalha.pt.

“Durante este período todos os interessados podem apresentar as suas reclamações, observações ou sugestões, as quais devem ser enviadas para a câmara municipal, por carta ou para o endereço geral@cm -batalha.pt, que se pronunciará por escrito no prazo de 15 dias úteis”, explica o aviso.

A abertura do procedimento de classificação do sítio de interesse municipal da pedreira histórica do Caramulo e fixação da zona especial de proteção, foi publicada em Diário da República em 5 de dezembro de 2019.

Na área envolvente encontram-se classificados os sítios de interesse municipal de Valinho do Rei e Pidiogo e respetiva zona especial de proteção e nas proximidades estão em vias de classificação e de delimitação de zona especial de proteção do painel turístico em azulejo da extinta companhia “PAN-AM”.

Entre outros pressupostos que justificam a delimitação da zona especial de proteção da pedreira histórica do Caramulo, a autarquia destaca “a salvaguarda dos valores patrimoniais atendendo à geodiversidade local desta área inserida em maciço calcário estremenho que apresenta vulnerabilidades associadas ao relevo cársico e respetivo sistema aquífero”.

“A valorização do território e dos sítios de valor histórico-cultural associados à construção do Mosteiro da Batalha visando contribuir para a valorização do património histórico e natural, bem como na promoção e desenvolvimento de novas abordagens de promoção do destino turístico cultural e da natureza da região”, é outro dos aspetos apontados.


NESTA SECÇÃO

Alternativa ao marasmo político e económico do concelho

Cansados das promessas dos partidos tradicionais e de figuras eternizadas como deuses, a Ini...

Somos Batalha e Batalha é de Todos protagonizam a disputa mais acesa

As candidaturas PSD/Somos Batalha e o movimento Batalha é de Todos, apoiado pelo PS, protago...

Combater as assimetrias que marcam as condições de vida no concelho

  O projeto CDU é a garantia de respeito pela escolha dos eleitores. Princípios de trabal...