Dário Florindo
Coordenador Financeiro do Núcleo Territorial de Leiria da Iniciativa Liberal
Pavilhões desportivos, a riqueza nacional
Todos concordamos que a existência de infraestruturas de suporte como pavilhões e espaços desportivos são importantes não apenas para o sucesso dos atletas atuais mas na promoção de novos talentos no desporto. Ainda assim, o sucesso não é apenas resultado dos investimentos na construção de infraestruturas (muitas vezes megalómanas), mas também do mérito e apoio atribuído diretamente aos atletas.
Na última Assembleia Municipal um dos temas discutidos foi o estado das obras do Pavilhão Municipal de São Mamede. O projeto ascende a 1,5 milhões de euros, mais IVA e previa estar concluído no prazo de nove meses, (mesmo a tempo das eleições autárquicas…), mas esta obra do tempo do outro senhor, está parada desde julho de 2021.
No debate para as autárquicas questionei o por quê do atraso, que estava relacionado com dificuldades logísticas no fornecimento do material de construção. Ora um ano passou e a obra, continua parada… mas há novidades! O atual executivo decidiu que um pavilhão com 150 lugares não chega e mandou projetar a obra para 750 lugares... quase um lugar para cada freguês! Mas fica a questão: São Mamede tem equipa desportiva que o justifique? O pavilhão vai ter um uso regular ou serve apenas a eventos ocasionais? Quanto vai custar? A cidade de Fátima (de 15 mil habitantes, ou seja a população total do concelho da Batalha), por exemplo dispõe de alguns campos desportivos, mas ainda não tem uma piscina municipal à muito pedida pela população… Não seria um investimento mais interessante, se feito e gerido, por exemplo com a Câmara de Ourém?


No fundo devemos perguntar-nos qual é afinal o plano do atual executivo da Batalha para o desenvolvimento do desporto municipal e associativismo. Queremos desenvolver o desporto local (de competição e sénior) ou vamos privilegiar a criação de eventos desportivos de relevo? Importa pois responder a estas e outras questões para definir com clareza a atribuição de investimentos nos próximos anos. Por enquanto parece navegação à vista.
Portugal precisa de pensar diferente, de forma integrada e a longo-prazo, ou os resultados estão à vista. Relembramos por exemplo algumas das obras inauguradas à 30 anos, pelo atual presidente Raul Castro na freguesia de São Mamede, como o Campo da Demó que nunca foi terminado, e que a IL visitou, está hoje quase ao abandono não fosse a boa vontade dos moradores e algum esforço da Junta.
Na última Assembleia Municipal a IL aprovou o Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo por considerar um documento coerente com critérios objetivos na atribuição de fundo às associações batalhenses, mas como disse, não existe nenhuma visibilidade sobre a estratégia a seguir. Estamos melhores, mas continuamos perdidos. E atenção: que o dinheiro da “bazuca europeia” não sirva para repetir os erros do passado e continuar a usar betão e chapa para fazer um pavilhão em cada quintal, como parece ser a intenção.
Para terminar, e porque a Batalha é uma terra de talentos, resta-me dar os parabéns ao Bernardo Cunha, natural do Reguengo do Fetal que bateu o recorde nacional de decatlo nos Campeonatos Europeus Sub-18, que decorreram nos últimos dias em Jerusalém, Israel. Parabéns! E, uma nota de orgulho: a IL da Batalha continua a esforçar-se por cumprir o programa eleitoral: o novo regimento da AM Batalha aprovado prevê por exemplo a transmissão das sessões online aproximando desta forma os cidadãos da política local. Parabéns a todos os deputados municipais pelo excelente trabalho, em particular ao deputado da IL, Ricardo Vala.
NESTA SECÇÃO

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?
Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”
(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede
Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...