"Parteira do Povo" homenageada em livro e monumento na Golpilheira

A "Parteira do Povo" ou “Maria do sinal”, como era conhecida Maria Bento de Jesus, foi homenageada no dia 25 de julho na Goliplheira. A cerimónia contou com a presença de quatro gerações de nove dos 12 filhos que trouxe ao mundo.

A homenagem, até pelo exemplo que foi Maria Bento de Jesus, constitui-se também uma causa Solidária. A receita resultante da venda do livro "A Parteira do Povo", escrito pelo seu neto Joaquim Monteiro, reverte para a Associação Casa do Mimo, uma Instituição Particular de Solidariedade Social da Batalha, que administra um centro lúdico e ocupacional para crianças e jovens com necessidades especiais.

“Maria do sinal” nasceu em Casal do Carvalhal (Carvalhal do Picoto) a 2 de abril de 1908, onde viveu a infância, e faleceu no Casal Mil Homens a 11 de novembro de 1972.

Entre outras facetas, destacou-se como parteira. Uma percentagem elevada de crianças da Golpilheira e localidades vizinhas nasceu com a ajuda do seu saber e “mãos delicadas”.

Além do monumento com a imagem da “Parteira do Povo”, a homenagem incluiu o lançamento de um livro. O autor contou com a participação de familiares e revela, em forma de poesia, a história de Maria Bento de Jesus. A homenageada ficou conhecida pela sua generosidade para com os outros, notabilizando-se como parteira e amiga do próximo, praticando a caridade junto da população da Golpilheira.

Joaquim Monteiro conta que começou o processo tendente à homenagem e à publicação do livro em 18 de novembro de 2018 (46 anos após falecimento da sua avó). Menos de um mês depois “já tinha recolhido mais de 100 assinaturas” para sensibilizar as autoridades e a população para os objetivos da família.

A 9 de dezembro, na sua página de Facebook, contava: “Hoje apareci no Centro Recreativo da Golpilheira e, durante o almoço do Rancho Lavadeiras do Lena, da Golpilheira, fiquei surpreendido com a forma como as pessoas falavam da minha avó”

“Falaram das atitudes generosas dela, de tudo o que fazia, e todos demonstraram muito carinho por ela. Estavam pessoas que a conheceram, porque os filhos nasceram com a ajuda dela, e outras que sabem que foram ajudadas por ela”, conta.

“Sinto cada vez mais que a família direta da “Maria do sinal” está empolgada e unida como nunca em torno de um objetivo comum, que é homenagear alguém que deixou marca, ajudando tanta gente, não só como parteira, mas sempre que alguém precisava de ajuda - nunca dizia não”, acentuava o neto e autor do livro.

Presente na cerimónia de evocação da “Parteira do Povo”, o presidente do Município destacou “a generosidade” de Maria Bento de Jesus para com os outros.

“Felicito toda a família, na pessoa do Joaquim Monteiro, por esta justa e sentida cerimónia que deve exortar o melhor da sociedade, pela nobreza de ajudar os outros e sobretudo aqueles que mais precisam. Todos nós somos avaliados, não por aquilo que dizem ou pensam alguns, mas pelo que fazemos. E neste particular, na sua humildade, “Maria do sinal” foi um exemplo de solidariedade que merece o nosso reconhecimento”, destacou Paulo Batista Santos.

O livro "A Parteira do Povo" pode ser adquirido pelos seguintes meios: Menssager (Joaquim Monteiro), Wattsapp (contacto telefónico do autor), telefone 965427022 ou através do email, joaquimbentomonteiro@gmail.com. A obra também pode ser reservada na sede da Junta de Freguesia da Golpilheira.

Os interessados poderão fazer o pedido de aquisição de segunda a sexta-feira das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 16h30, ou através dos contactos da autarquia.


NESTA SECÇÃO

A fundamental questão: por que nos candidatamos à presidência da Câmara da Batalha?

  A primeira análise que se deve fazer a uma candidatura política é a motivação dessa can...

Alternativa ao marasmo político e económico do concelho

Cansados das promessas dos partidos tradicionais e de figuras eternizadas como deuses, a Ini...

Somos Batalha e Batalha é de Todos protagonizam a disputa mais acesa

As candidaturas PSD/Somos Batalha e o movimento Batalha é de Todos, apoiado pelo PS, protago...