Parlamento analisa estudo sobre redução do ruído

O estudo do Laboratório de Ruído e Vibrações que confirma a evolução positiva dos níveis do ruído na zona da frente do Mosteiro da Batalha vai ser analisado na Assembleia da República no âmbito da discussão projeto de resolução pela proteção e salvaguarda do Mosteiro da Batalha, através da eliminação de portagens na A19, uma iniciativa de “Os Verdes”.

A iniciativa visa recomendar ao governo que tome as medidas necessárias com vista à eliminação de portagens na A19, no troço da variante da Batalha, por forma a diminuir o tráfego junto ao Mosteiro da Batalha, como medida complementar à barreira acústica.

O estudo verificou uma redução de 9 e 10 dB(A), respetivamente no descritor das 24 horas (Lden) e no descritor noturno (Ln). Também as vibrações registam uma “evolução muito favorável e hoje os níveis medidos permitem concluir, por exemplo, que as vibrações, de caráter continuado, registadas durante o ensaio realizado, provocadas pelo tráfego rodoviário no IC2/N1, apresentaram valores inferiores limite máximo estabelecido, pelo que não há risco de dano no edifício decorrente da estrada”, lê-se no relatório do estudo.

“A iniciativa parlamentar dos deputados do partido ecologista “Os Verdes” é muito oportuna, merece o nosso total apoio e coincide com a divulgação dos resultados técnicos que comprovam o contributo positivo do projeto que realizámos na proteção do mosteiro da Batalha”, considera o presidente da câmara.

“Este projeto foi desenvolvido em estreita parceria com a Direção-Geral do Património Cultural, a concessionária Infraestruturas de Portugal e ainda teve financiamento da União Europeia, para além do apoio da Assembleia da República, do governo e de muitas personalidades nacionais e estrangeiras, a quem o município agradece e felicita pela coragem de nos ajudarem a fazer um projeto único em termos nacionais, na defesa de um património também ele singular”, adianta Paulo Batista Santos.


NESTA SECÇÃO

Vivência dos frades dominicanos na Batalha contada em livro por Rui Borges Cunha

“O Convento de Santa Maria da Vitória. A vivência dos frades dominicanos na Batalha” é o tít...

Projeto à procura da vaca-ruiva regressa este sábado ao Concelho da Batalha

O projeto vaca-ruiva regressa ao concelho da Batalha na noite deste sábado, dia 16, com uma ...

30ª FIABA traz de volta à Batalha o artesanato, gastronomia e música até domingo

A 30ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha – Mostra do Mundo Rural (FIABA)...