Parlamento analisa estudo que confirma redução do ruído
O estudo do Laboratório de Ruído e Vibrações que confirma a evolução positiva dos níveis do ruído na zona da frente do Mosteiro da Batalha vai ser analisado na Assembleia da República no âmbito da discussão projeto de resolução pela proteção e salvaguarda do Mosteiro da Batalha, através da eliminação de portagens na A19, uma iniciativa de “Os Verdes”.
A iniciativa visa recomendar ao governo que tome as medidas necessárias com vista à eliminação de portagens na A19, no troço da variante da Batalha, por forma a diminuir o tráfego junto ao Mosteiro da Batalha, como medida complementar à barreira acústica.
O estudo verificou uma redução de 9 e 10 dB(A), respetivamente no descritor das 24 horas (Lden) e no descritor noturno (Ln). Também as vibrações registam uma “evolução muito favorável e hoje os níveis medidos permitem concluir, por exemplo, que as vibrações, de caráter continuado, registadas durante o ensaio realizado, provocadas pelo tráfego rodoviário no IC2/N1, apresentaram valores inferiores limite máximo estabelecido, pelo que não há risco de dano no edifício decorrente da estrada”, lê-se no relatório do estudo.
“A iniciativa parlamentar dos deputados do partido ecologista “Os Verdes” é muito oportuna, merece o nosso total apoio e coincide com a divulgação dos resultados técnicos que comprovam o contributo positivo do projeto que realizámos na proteção do mosteiro da Batalha”, considera o presidente da câmara.
“Este projeto foi desenvolvido em estreita parceria com a Direção-Geral do Património Cultural, a concessionária Infraestruturas de Portugal e ainda teve financiamento da União Europeia, para além do apoio da Assembleia da República, do governo e de muitas personalidades nacionais e estrangeiras, a quem o município agradece e felicita pela coragem de nos ajudarem a fazer um projeto único em termos nacionais, na defesa de um património também ele singular”, adianta Paulo Batista Santos.
NESTA SECÇÃO
Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira
A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...
Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...
Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal
Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...