Pandemia reduziu peregrinos para 1,4 milhões mas disparou na Internet

O Santuário de Fátima recebeu 1.403.197 peregrinos em 4.384 celebrações no ano passado, marcado pela pandemia e pelos desafios de procurar caminhos de contacto com os peregrinos, impossibilitados de visitar o “Altar do Mundo”.

O número próximo daqueles que acompanharam as celebrações nos dois canais digitais - Facebook e Youtube – que o santuário promoveu para levar Fátima junto dos que não puderam fazer a sua peregrinação devido à pandemia.

“E a adesão, em todo o mundo, não poderia ser mais interpeladora: o Facebook tem 1.247.822 seguidores (mais 247.822 que no início da pandemia) e no Youtube, canal onde se registou a subida mais significativa, para 192 mil subscritores (mais 127 mil que no inicio de 2020)”, refere o santuário em comunicado.

Em comum estes números - de peregrinos presenciais e peregrinos virtuais - têm a língua falada: na sua esmagadora maioria são portugueses ou falantes de língua portuguesa os que visitaram o santuário em 2020 e os que mais o seguem nas redes sociais, com particular destaque para o Brasil.

Entre janeiro e 13 de março, dia em que foram suspensas as celebrações com a presença de peregrinos, o santuário registou a presença de 341.537 peregrinos participantes, em 1.450 celebrações. Abril foi o pior mês na história do santuário com 444 participantes nas 119 celebrações sem assembleia, que apenas contaram com os intervenientes na liturgia: leitores, cantores e acólitos, número total de participantes.

Entre 30 de maio e 30 de setembro 851.985 peregrinos participaram nas 1.788 celebrações na Cova da Iria. Só em agosto, de longe o mês com mais peregrinos em 2020, participaram nas 448 celebrações 383.293 peregrinos, quase todos portugueses ou da diáspora portuguesa.

As duas exposições temporárias- “Vestida de Branco- Exposição temporária sobre a primeira Imagem de Nossa Senhora de Fátima” e “Os Rostos de Fátima- fisionomias de uma paisagem espiritual” -, registaram 83.157 visitas; as casas dos santos Francisco e Jacinta Marto, e de Lúcia de Jesus, 127.765 visitantes, apesar destes espaços de memória terem estado encerrados entre 14 de março e 19 de maio.

Se, nos primeiros dias de janeiro de 2020, a página do Santuário de Fátima no Facebook assinalava o marco de um milhão de seguidores, no final deste ano atípico, este valor já se cifrava acima de 1,2 milhão, o que corresponde a um aumento de 20% no número de seguidores: “um crescimento assinalável, se tivermos em linha de comparação o aumento de 12% registado no ano anterior”. Entre março e dezembro de 2020, a cada dia, a presença do Santuário de Fátima passou a ser acompanhada por mais 275 pessoas.

Para este aumento no número de seguidores contribuiu o início da transmissão em direto das principais celebrações diárias do Santuário de Fátima, uma novidade que resultou num aumento na ordem dos 700% do número de minutos visualizados.

Se, em período homónimo de 2019, foram visualizados na página do Facebook cerca de 8 milhões de minutos em vídeo, neste último ano atingiu-se os 67 milhões de minutos visualizados, o que corresponde a 1,1 milhão de horas e mais de 18 mil dias de visualizações. Se dividirmos este valor pelos cerca de 120 minutos de transmissões diárias destes canais, conclui-se que as celebrações terão sido seguidas diariamente por mais nove mil pessoas, em média.

Neste ano de 2020, o pico de audiência aconteceu nos dias 12 e 13 de maio, durante a transmissão das celebrações da Peregrinação Internacional Aniversaria de Maio, que foi celebrada, pela primeira vez na história de Fátima, sem a presença de peregrinos na Cova da Iria. Só nestes dois dias foram visualizados 4,6 milhões de minutos pelos seguidores da página, que originaram quase um milhão de interações e mais 45 mil novos seguidores. Na Peregrinação Aniversaria de Outubro regista-se o outro pico de audiência, com 1,5 milhão de minutos visualizados, 230 mil interações e 5 mil novos seguidores.

O Santuário de Fátima consolidou, também, a sua presença no Youtube, com mais transmissões e vídeos partilhados, aumentando exponencialmente o número de seguidores.

Durante o período em análise subscreveram o canal mais 124 mil pessoas, sendo atualmente seguido por mais de 192 mil subscritores, o que representa um aumento de quase 300% face aos 65 mil internautas que acompanhavam este canal a 1 de janeiro de 2020. A cada dia de 2020, 340 novas pessoas passaram a seguir celebrações da Cova da Iria.

Nos 365 dias de 2020, o canal de Youtube do Santuário de Fátima teve 12,7 milhões de visualizações, o que correspondeu a 4,3 milhões de horas visualizadas (cerca de 12 mil horas por dia), com uma duração média por visualização de 20 minutos. Este valor corresponde a um aumento de cerca de 300% em relação ao período igual do ano anterior (2019).

 


NESTA SECÇÃO

Batalha/autárquicas: CDS recandidata Horácio Francisco

O CDS anunciou esta terça-feira, dia 30, que recandidata à Câmara da Batalha o vereador Horá...

Ano da Imprensa Regional: "Proximidade insubstituível e fundamental"

Será com “uma série de iniciativas” que irão decorrer ao longo dos próximos meses e até ao f...

Recolha seletiva de resíduos aumentou 4%

A empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos em 174 municípios de...