MCCB/Município da Batalha

Espaço do Museu

Pan Am: a promessa de uma viagem maravilhosa

Imponente, com grande impacto na paisagem, o painel que publicita a antiga companhia área norte-americana Pan Am não fica despercebido a quem passa na estrada que liga a Batalha a Fátima (EN 356), na encosta nascente da freguesia de Reguengo do Fetal.

Uma excelente localização para a aplicação de 4140 azulejos pintados à mão pela “Aleluia Cerâmica” (Aveiro) sobre uma estrutura de cimento com 92 metros quadrados. Os azulejos, compõem uma imagem com dois globos terrestres e o slogan publicitário “Torna a sua viagem maravilhosa”.

Numa década em que se registou uma grande vaga de emigração em todo o país e, em particular na nossa região – os anos 50 do século passado – proliferavam as campanhas publicitárias em torno das viagens de avião, um meio de transporte rápido, moderno e seguro. Promoviam-se as viagens para o outro lado do Atlântico, sendo o Brasil e os Estados Unidos os destinos que mais pareciam prometer melhores condições de vida.

A Pan Am abrevia a designação Pan American World Airways, a principal companhia aérea dos Estados Unidos da América da década de 1930 até o seu colapso, em 1991. Segundo alguns especialistas da área da aviação, a Pan Am foi um ícone social e cultural do século XX. A Fundação com o seu nome, criada em 1992 por ex-funcionários da companhia, tem como missão preservar e promover o património único de Pan Am, atendendo às contribuições incomparáveis com a tecnologia, comodidade, segurança e emoção que esta companhia criou ao longo da sua atividade comercial. O acervo da Pan Am está hoje exposto nalguns dos museus mais representativos dos EUA, tais como o Museu de História de Miami, o Museu do Aeroporto Internacional de São Francisco ou mesmo na Universidade de Miami.

O painel publicitário situado no nosso concelho faz parte da memória coletiva de muitos dos batalhenses e de milhares de turistas que realizavam o trajeto de Fátima para a Batalha. O segundo e único exemplar conhecido do país, com referência publicitária à companhia aérea americana, encontra-se na freguesia de Oliveirinha, Concelho de Aveiro.

A obra reflete e assinala, passados mais de sessenta anos da sua instalação, um dos mais importantes testemunhos da utilização de azulejos tradicionais portugueses para fins publicitários, assumindo-se na riqueza e qualidade do trabalho, ainda hoje visível, e que importa salvaguardar, preservar e defender.

Pelo interesse patrimonial incontestável deste painel, encontra-se em curso o respetivo processo de classificação desta estrutura como património a salvaguardar, pretendendo o Município proceder à respetiva requalificação tendo em vista a valorização deste elemento único. Fonte: Boletim do MCCB – Município da Batalha, 5ª Edição, fevereiro de 2018


NESTA SECÇÃO

Almada Negreiros e os Painéis

Entre Maio e Agosto de 1960 o “Diário de Notícias” publicou uma série de artigos do Jornalis...

Regras do apoio extraordinário à retoma progressiva da atividade

  Foi criado pelo Decreto Lei (DL), n.º 46-A/2020, alterado pelo DL n.º 90/2020, de 19/10...

Infante D. Henrique, o Navegador

A 4 de março de 1394, nasceu, no Porto, o Infante prodígio da Ínclita Geração: D. Henrique, ...