Painel de azulejo da “Pan Am” a caminho da classificação

O painel integra a memória coletiva da antiga companhia aérea e é constituído por quatro mil azulejos, com uma área de 92 metros quadrados.

A Direção-Geral do Património Cultural comunicou à câmara da Batalha a abertura formal do processo de classificação do antigo painel publicitário da extinta companhia área norte americana “Pan Am”, localizado na freguesia de Reguengo do Fetal. O painel publicitário integra a memória coletiva da antiga companhia aérea e é constituído por quatro mil azulejos, com uma área de 92 metros quadrados.

“A estrutura publicitária constituiu, em paralelo, um excelente exemplo da capacidade e da técnica criativa das empresas de azulejo portuguesas, conhecendo-se apenas um segundo exemplar com estas características, no concelho de Aveiro, na freguesia de Oliveirinha, cujos azulejos, à semelhança do painel da Batalha, foram produzidos pela Aleluia Cerâmica”, explica a autarquia em comunicado.

No que se refere ao painel localizado na encosta nascente da freguesia de Reguengo do Fetal, fica abrangido por uma zona de proteção de 50 metros. Em 2015, a fundação americana “Pan Am” tinha demonstrado interesse na salvaguarda do painel, tendo-o declarado como “memória com grande expressão da antiga companhia aérea”.

O presidente da câmara, Paulo Batista Santos, “enaltece a abertura do procedimento de classificação do painel pela DGPC, no decurso da tramitação dada pela autarquia” e “atendendo à importância simbólica e patrimonial desta estrutura publicitária significativa, encetará todos os esforços para a sua preservação e promoção”.


NESTA SECÇÃO

Valorlis em campanha de inclusão para aumentar a reciclagem

A Environment Global Facilities (EGF) e as suas 11 concessionárias – entre as quais a Valorl...

Câmara sujeita a ter de indemnizar empresas de exploração de pedra

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria aceitou uma providência cautelar, interposta pe...

Autarca representante do Comité de Acompanhamento do Centro 2020

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, foi eleito no dia 4 de novembro, em...