Francisco Oliveira Simões (Historiador)

Crónicas do passado

Os relatos de Cavalaria

Foram descobertos recentemente estes relatos de dois cavaleiros, datados de meados do século XIII, que vos passarei a descrever e adaptar a uma linguagem e escrita mais factual. Julgo que estes documentos sejam de extrema importância para o estudo da História Medieval de Portugal.

Sabe-se que chegaram a combater na reconquista cristã da Andaluzia, ao lado do Mestre de Santiago D. Paio Peres Correia.

O pouco que nos chegou, contado pelos escritos do jovem escudeiro Raimundo Sanches, fala-nos das batalhas e quotidiano de dois cavaleiros de alta nobreza e posses avultadas. Ambos viviam no Minho. O talento de Raimundo para a escrita é louvável, e denota uma educação exemplar. Por estas razões suponho que seja membro da nobreza.

D. Mendo Gonçalves de Vizela era um cavaleiro muito leal à coroa portuguesa, ou não. Defendia sobretudo os interesses que lhe eram mais favoráveis à sua bolsa, mas sempre com um extremo amor ao seu Reino, o qual muitas vezes já nem sabia qual era. Ficou célebre com o seu ilustre cognome, “o Porco Assado”, devido ao seu tremendo gosto pela carne porcina.

D. Pero Martins de Macedo tinha um enorme sentido de responsabilidade. Sereno e cauteloso, menos com as mulheres, pois o seu coração batia por todas elas. Todos os reinos peninsulares conheciam o seu nome, pois as lavadeiras coscuvilhavam muito. O Papa Inocêncio IV dizia sobre ele palavras de estima e de alta consideração: “Excomungo esse herege”.

Espero que esta transcrição seja elucidativa tanto para leigos como para historiadores.

Para lá de tudo o que conhecemos, envolto nas brumas de nevoeiro, vivem cavaleiros de armadura e elmo, numa época a que muitos chamam das trevas. Entre estes intrépidos seres elevam-se dois místicos e corajosos guerreiros, D. Mendo Gonçalves de Vizela e D. Pero Martins de Macedo. Aventureiros lutavam na reconquista cristã. Aqui vos delego um dos seus destemidos e eloquentes diálogos, de espada na bainha e lança na mão, sobre a sua montada corpulenta.

D. Mendo - Tendes algo combinado para amanhã à tarde, meu bom e velho D. Pero?

D. Pero - Deixai-me consultar a minha agenda. Meu escudeiro Raimundo, o que me aguarda amanhã à tarde?

Raimundo - Vossa Senhoria, tende compromissos pela manhã com aquela manceba, a Maria Fogosa e...

D. Pero - Não pedi toda a minha agenda, Raimundo. Desta vez perdoo a impertinência.

Raimundo - Desculpai-me Vossa Senhoria tal inconfidência da minha parte. Hum... À tarde tendes uma refrega com uns mouros desleais. Aqui no pergaminho acrescenta que ireis atacar muçulmanos ao calhas até saciar o Vosso ardor combativo.

D. Mendo – Ah! Como gosto de chacinar só pelo simples gosto de cumprir o meu dever. Já agora preciso de terras.

D. Pero - Como vedes não posso combinar nada convosco. Existem assuntos que requerem uma atenção imediata. Mas dizei-me o que queríeis combinar com este Vosso ilustre amigo.

D. Mendo - Era uma cervejinha ali na Taberna da Moura Encantada. Ando de olho numa dama mui formosa.

D. Pero - Já agora, como se chama essa Vossa donzela encantada?

D. Mendo - Chama-se D. Châmoa.

D. Pero - Mas quem é que a chamou?

D. Mendo - É o nome dela, Châmoa.

D. Pero - Estais a enervar-me.

D. Mendo – Calma, Pero, é uma discussão sem sentido.

Raimundo - Confere na agenda, arranjar uma discussão com o amigo para andar à pancada sem razão aparente, para não chamar a atenção da sua relação com a filha de D. Mendo.

D. Mendo - Andas com a minha filha, seu sem vergonha? Vou já chamá-la para comprovar esta história.

D. Pero - De acordo. Ei chama aí a Eixamea, Raimundo.

Depois desta conversa elevada e puramente sagaz, os nossos heróis prosseguem a sua caminhada rumo à Guerra Santa, sob o pôr-do-sol.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...