Município da Batalha - Museu da Comunidade Concelhia da Batalha
Espaço do Museu
Os objectos que nos cederam: Objetos de enfermagem – empréstimo de Cecília Calé Gaspar
É difícil ficar indiferente às seringas de vidro expostas no MCCB, na área expositiva sobre as Minas de Carvão da Batalha. Por evocação dos tempos em que nos encontramos, em que a palavra “vacina” se repete diariamente, ou pela dimensão destas seringas que se acompanham do seu parceiro esterilizador de agulhas, os visitantes, de várias idades, ficam muito atraídos por estes instrumentos. No mesmo expositor, existem outros objetos, como estilizadores de compressas, uma – normalmente assustadora - seringa de lavagem, um molde de bota (para gesso), um esfigmomanómetro e um estetoscópio. As peças fazem a ponte com os cuidados médicos prestados no contexto da exploração das minas de carvão do Couto Mineiro do Lena. Eram frequentes os acidentes nesta perigosa e pouco protegida atividade. No MCCB, evidenciam-se alguns acidentes e até mesmo perdas trágicas nesta profissão de risco, por conta de frequentes desabamentos, quedas, e a exposição a gases sufocantes e inflamáveis. A partir da década de 1940, a empresa passou a disponibilizar serviços médicos e de enfermagem nas Barrojeiras (Alcanadas – Batalha) e na Corredoura (Porto de Mós). Os objetos referidos são representativos dos instrumentos médicos e de enfermagem utilizados na época.
Os objetos de Cecília Calé Gaspar
Boa parte destes objetos são propriedade da nossa amiga e colaboradora de longa data, Cecília Calé Gaspar.
Dona de uma energia contagiante, dedica boa parte do seu tempo a cuidar dos outros, praticando diversas ações de voluntariado. Coordenou mais de 40 voluntários no Centro Hospitalar das Brancas, na sua terra.
Contou-nos que fez o curso de Agente de Educação Familiar Rural, onde, entre outras aprendizagens, teve instrução em cuidados de enfermagem, tendo estagiado no Hospital Manuel de Aguiar, em Leiria, na área de urgências e operações.


Foi com as seringas em exposição na vitrine que vacinou muitas pessoas nas Brancas e não só.
Amante de objetos antigos e do colecionismo, ficou com a guarda de um estetoscópio, que lhe foi cedido pelo médico Dr. Wilson e do esfigmomanómetro, herança do médico Dr. Moura Ramos.
O MCCB expõe, para além destas peças, objetos escolares pertença da D. Cecília, que se podem apreciar na vitrine dedicada à Educação.
Assim se constrói o Museu de Todos e se completa a vasta história da Batalha, sendo Cecília Calé Gaspar uma colaboradora fundamental.
Recordamos que o museu abre de quarta-feira a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h. Siga-nos também nas nossas redes sociais (Facebook: MCCB – O museu de todos) e acompanhe as nossas atividades.
NESTA SECÇÃO

Monumento no centro da vila homenageia Travaços Santos
A homenagem a José Travaços Santos, uma figura incontornável da região quando se fala de his...

"Um homem ao serviço da cultura” inaugura homenagem a Travaços Santos
A inauguração da exposição “Um homem ao serviço da cultura” é a primeira de um conjunto de i...

Museu lança livro multiformato no Dia da Pessoa com Deficiência
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) celebra o Dia da Pessoa com Deficiência co...