Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Os caracóis são o maior predador

Chegámos a dezembro, e com ele a chuva mais frequente, este ano mais abundante, os dias e noites frios - parece que o tempo nos puxa para momentos de introspeção. Gosto nesta época das comidas de forno, daquelas que aquecem a cozinha e enchem o ambiente de aromas bem incorporados, que aconchegam, mesmo antes de os degustarmos.

Confesso que nesta época pouco trabalho faço na horta, as couves e as acelgas crescem sozinhas, plantamos sempre a mais para darem para os caracóis e para nós.

Os caracóis são o maior predador desta época. Vamos catando alguns e oferecendo-os às galinhas e patos, ou então colocamos as galinhas à solta na zona da horta e é uma limpeza, elas alimentam-se e mantêm os caracóis controlados.

A natureza também precisa de equilíbrio entre predadores e outras espécies, aliás tudo funciona de forma mais harmoniosa em equilíbrio e principalmente nós. Funcionamos muito melhor quando as nossas emoções estão equilibradas e para isso acontecer na minha vida descobri que devo aprimorar a arte de agradecer, partilhar, confiar, perdoar, respeitar e amar. Comigo vai resultando.

Hortícolas para semear e/ou plantar: alfaces, agrião, beterraba, cebolas, couves, coentros, favas, mostardas, desbastar as nabiças, nabos, tremocilha, rúcula, salsa (de preferência no meio de pedras).

Árvores de fruto plantar: Alperces, ameixoeiras, amoreiras, cerejeiras, figueiras, framboeseiras, groselheiras, macieiras, mirtilos, nectarinas, pereiras, pessegueiros.

Jardim, semear e/ou plantar: goivos, jacintos, tulipas.

Na horta posso cultivar bons alimentos e bons sentimentos.

Boas Festas!


NESTA SECÇÃO

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...