Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Os caracóis são o maior predador

Chegámos a dezembro, e com ele a chuva mais frequente, este ano mais abundante, os dias e noites frios - parece que o tempo nos puxa para momentos de introspeção. Gosto nesta época das comidas de forno, daquelas que aquecem a cozinha e enchem o ambiente de aromas bem incorporados, que aconchegam, mesmo antes de os degustarmos.

Confesso que nesta época pouco trabalho faço na horta, as couves e as acelgas crescem sozinhas, plantamos sempre a mais para darem para os caracóis e para nós.

Os caracóis são o maior predador desta época. Vamos catando alguns e oferecendo-os às galinhas e patos, ou então colocamos as galinhas à solta na zona da horta e é uma limpeza, elas alimentam-se e mantêm os caracóis controlados.

A natureza também precisa de equilíbrio entre predadores e outras espécies, aliás tudo funciona de forma mais harmoniosa em equilíbrio e principalmente nós. Funcionamos muito melhor quando as nossas emoções estão equilibradas e para isso acontecer na minha vida descobri que devo aprimorar a arte de agradecer, partilhar, confiar, perdoar, respeitar e amar. Comigo vai resultando.

Hortícolas para semear e/ou plantar: alfaces, agrião, beterraba, cebolas, couves, coentros, favas, mostardas, desbastar as nabiças, nabos, tremocilha, rúcula, salsa (de preferência no meio de pedras).

Árvores de fruto plantar: Alperces, ameixoeiras, amoreiras, cerejeiras, figueiras, framboeseiras, groselheiras, macieiras, mirtilos, nectarinas, pereiras, pessegueiros.

Jardim, semear e/ou plantar: goivos, jacintos, tulipas.

Na horta posso cultivar bons alimentos e bons sentimentos.

Boas Festas!


NESTA SECÇÃO

Orçamento PS, governo PS e execução orçamental do PS

Decorrem por estes dias negociações à esquerda com vista a permitir, não só a aprovação do o...

Uma nova equipa minhocas encontra-se a trabalhar na horta

Estamos a ter um inicio de janeiro bastante frio, no meu quintal tenho de resguardar as plan...

A Caixa de Pesos do Município da Batalha

A Carta da Vila, o pelourinho, os Paços do Concelho, a caixa de pesos, são tudo símbolos da ...