Orçamento pensado para atrair pessoas e empresas

A proposta de orçamento do Município da Batalha para o próximo ano prevê a execução no exercício de 16 milhões de euros e apresenta nove milhões de euros para projetos a definir em anos seguintes.

A autarquia explica em comunicado que o documento, a sujeitar à aprovação da assembleia municipal, “prevê para 2019 e anos seguintes um orçamento consolidado de 25 milhões de euros, mais 0,8% em relação ao ano anterior, quando considerado a valores anuais”.

“Este orçamento - um dos maiores de sempre - demonstra que a nossa aposta na promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos batalhenses é uma realidade e está para continuar. Queremos criar as condições para a fixação no concelho de pessoas e empresas, e com esse intuito apresentamos um orçamento com forte incidência nas áreas social, económica e educação”, explica o presidente da câmara municipal.

“A aposta em 2019 passa igualmente por criar todas as condições possíveis para concluir com sucesso o processo de internalização da empresa municipal [Iserbatalha], bem como assumir as novas competências municipais, para além da educação, nas áreas da saúde, justiça ou ação social, previstas no processo de descentralização aprovado pelo Governo”, adianta Paulo Batista Santos.

“A função cultural conhece um forte incremento resultante das parcerias e redes culturais aprovadas no âmbito do programa operacional da região centro, nomeadamente os projetos conjuntos dos "Lugares Património Mundial do Centro", “Programa Cultural em Rede - OP(us) - Ópera no Património” e a parceria “Região de Leiria - Rede Cultural”, refere a autarquia.

A requalificação da rede viária e a renovação da rede de abastecimento de águas, “também são áreas identificadas com um forte crescimento do investimento, em cumprimento, por um lado, do plano de eliminação dos pontos negros de segurança rodoviária e, no domínio da rede de água, para implementar medidas de eficiência e melhoria do sistema de abastecimento e de captação de água no concelho”, adianta o comunicado.

As vertentes da educação, proteção civil, habitação e ordenamento do território, saneamento, proteção do meio ambiente e conservação da natureza, desporto, recreio e lazer, indústria e energia, e turismo, são outras áreas em destaque no documento.


NESTA SECÇÃO

Onze empresas do concelho no “Top 5% Melhores PME de Portugal”

O Concelho da Batalha está representado por 11 empresas no “Top 5% Melhores PME de Portugal”...

Oonify distinguida nos Prémios Lusófonos da Criatividade

A agência de comunicação com sede na Nazaré Oonify, - que tem como business account manager ...

OE prevê transferir 5,6 milhões dos impostos para o município

A proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), entregue no dia 10 de outubro pelo min...