Orçamento participativo com 12 propostas em votação

A câmara municipal revelou esta quinta-feira, 21, que o Orçamento Participativo da Batalha contempla 12 propostas finalistas, “já analisadas em termos de elegibilidade técnica e financeira”.

Os projetos contemplam ideias ligadas à acessibilidade, criação de equipamentos desportivos, requalificação de infraestruturas e aquisição de viatura de combate aos incêndios.

A proposta mais votada será concretizada pela autarquia, que atribuiu 30 mil euros à iniciativa.

A votação decorre até ao dia 19 de abril. “O processo é simples e bastante intuitivo”, bastando aceder à plataforma http://op.cm-batalha.pt/projetos.

“Através do Orçamento Participativo tem sido possível estimular a participação dos cidadãos na governação do município, representando este processo um exercício que consideramos de inquestionável importância”, afirma o presidente da câmara.

“As intervenções já realizadas através das edições anteriores são bastante diversas e refletem, na sua diversidade, aspetos diferenciados de valorização do património, melhoria dos acessos viários ou o apetrechamento de equipamentos de utilização coletiva”, adianta Paulo Batista Santos.

A divulgação do projeto vencedor decorre a partir do dia 20 de abril.

Síntese das propostas em votação

Joelette (veículo para pessoas com dificuldade motora) – Aquisição de veículo para pessoas portadoras de dificuldades motoras

Espaço de Inovação Pedagógica do Agrupamento de Escolas da Batalha – Dotar o Agrupamento de Escolas da Batalha de um espaço de Inovação Pedagógica, vocacionado para a participação dos alunos em projetos e iniciativas de inovação.

Revisão do PDM – Reavaliação do PDM referente à localidade da Perulheira e à Freguesia de São Mamede em geral

Casa de Velar junto ao cemitério da Jardoeira – Aquisição de terreno junto ao cemitério da Jardoeira, com o intuito de ali instalar uma casa de velar.

Construção de um Campo de Padel no Complexo de Ténis da Batalha - Construção de um campo de Padel na zona Desportiva da Vila da Batalha – Complexo de Ténis.

Aquisição de Veículo Ligeiro de Combate aos Incêndios - Aquisição de viatura ligeira de cabine dupla dotada de equipamento capaz de permitir o combate a incêndios florestais e urbanos

Passeios e Passadeiras IC2 Jardoeira – Batalha - Realização de passeios ao longo do IC2 entre a rotunda da Jardoeira e o novo jardim junto às Piscinas Municipais para maior segurança dos peões.

Ringue Futebol 5 Sintético + Tabela de Basquetebol – Batalha e São Mamede – Renovação do Ringue Futebol 5 localizado na Célula B (Batalha), colocando relva sintética, iluminação e uma tabela de basquetebol adjacente ao campo. - Renovação do Ringue Futebol 5 localizado na Travessa da Escola Primária (São Mamede), colocando relva sintética, iluminação e uma tabela de basquetebol adjacente ao campo.

Pavimento Desportivo para Atletismo - Remodelação e acrescento da pista de salto em comprimento localizada no circuito de manutenção, junto ao campo de futebol sintético da vila da Batalha, incluindo a remoção do piso em pó de tijolo e substituição por EPDM - Pavimento Sintético.

Instalação de Julgados de Paz – Adesão e instalação de Julgados da Paz no Concelho da Batalha em associação com concelhos vizinhos como Leiria e Marinha Grande, por exemplo.

Histórias Dançantes! - O projeto consiste em proporcionar momentos de fruição e de bem-estar a crianças e adultos através de uma forma de meditação ativa: a dança, bem como momentos de reflexão e aprendizagem através de exercícios de imaginação e storytelling - contos.

Substituição de telhado e pintura Capela Nossa Senhora do Rosário, Casais dos Ledos - Substituição do telhado da Capela de Casais dos Ledos, por telha em painel de sandwich, a imitar telha lusa, bem como a renovação da pintura exterior.


NESTA SECÇÃO

Autarca representante do Comité de Acompanhamento do Centro 2020

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, foi eleito no dia 4 de novembro, em...

Novo centro de saúde e passadiços nos planos do município

A construção do novo Centro de Saúde Condestável e dos Passadiços da Magueixa, na freguesia ...

Marcelo: “houve uma recuperação pequena no turismo"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontrou-se no dia 13 de novembro com e...