Patrícia Moreira

Médica, USF Condestável, Batalha

Opinião: A sua USF Condestável na era pós-Covid-19

Proximidade: é esta a palavra que define a relação do Médico de Família com o seu utente e a sua comunidade; é essa a palavra que nos enche de orgulho e que acreditamos fazer a diferença na USF Condestável. Porém, este ano, o vírus chamado Covid-19 veio surpreender-nos a todos e obrigar-nos a redefinir o nosso dia-a-dia. Afinal, a melhor maneira de demonstrar amor é adiando o abraço e a melhor maneira de estar próximo é mantendo a distância.

A sua USF Condestável não foi exceção e, de modo a protegê-lo desta pandemia, tivemos de reorganizar o atendimento aos utentes. Lembre-se: apesar de já não estarmos em estado de emergência, o nosso visitante incómodo (o Covid-19) ainda não foi embora e é nossa obrigação implementar medidas que diminuam o seu risco de exposição à doença.

Após a desmarcação de consultas que nos foi exigida devido ao plano de contingência, chega agora o tempo de reiniciarmos a nossa atividade, que irá ser feita de forma gradual e monitorizada, privilegiando o atendimento não-presencial (telefónico ou por e-mail).

Recomeçar implica priorizar e, neste caso, cuidar e olhar por aqueles que mais precisarão de nós. Por esse motivo, a USF Condestável (nos polos da Batalha e São Mamede) irá reagendar as consultas dos grupos de doentes mais vulneráveis e de risco. Não se preocupe, se se encontrar nestes grupos será contactado pela sua equipa de saúde. Caso não pertença, deve entrar em contacto connosco por telefone ou e-mail, e ser-lhe-á agendada uma consulta presencial em horário definido de acordo com a sua situação clínica.

Serão então possíveis, após contacto telefónico ou por e-mail, realizar as seguintes consultas: doença aguda; utentes com doença oncológica ou descompensação de doença crónica; Saúde Infantil para realização do Teste do Pezinho, 1ª consulta de vida, consulta de 1º mês e consultas que coincidam com o calendário vacinal; Saúde Materna para 1ª consulta de gravidez, transição de trimestre, avaliação de intercorrências na gravidez, administração de imunoglobulina anti-D e vacinação; Planeamento Familiar para fornecimento de contracetivos, incluindo contraceção de emergência; vigilância de grupos de risco como hipertensão arterial, diabetes, multimorbilidades; vacinação; tratamentos de enfermagem inadiáveis; domicílios inadiáveis a doentes dependentes.

Existem outras questões que não necessitam de ser resolvidas presencialmente! Para declarações e renovação de baixa médica deve contacte-nos por telefone ou e-mail. Para renovação de receituário crónico, use preferencialmente o pedido eletrónico, enviando um e-mail com o seu nome, data de nascimento ou número de utente, e indicando o nome dos medicamentos de que necessita. A receita será então enviada por telemóvel ou e-mail, consoante a sua preferência.

Porém, atenção! Se se encontra com febre (>38º C), tosse, dificuldade em respirar ou dor de garganta, contacte primeiramente a Saúde 24 ou a nossa USF (244769920 / 913654793 / 913654814). Poderá, posteriormente, ser encaminhado para a nossa Área Dedicada ao Covid-19, localizada no pavilhão desportivo do Agrupamento de Escolas da Batalha, para ser avaliado com os cuidados necessários.

Evite saídas e deslocações desnecessárias! Estamos a um passo de distância por e-mail (usf.condestavel@arscentro.min-saude.pt) e a outro passo por telefone (Batalha – 244769920, 2ª a 6ª feira das 8h às 20h e sábados das 9h às 13h; São Mamede – 244769920, 2ª a 6ª feira das 9h às 16h). E sabia que a sua USF Condestável tem página de Facebook e Instagram? Encontre-nos lá!

Mais perto do que nunca.


NESTA SECÇÃO

Calosidades podem ser prevenidas

As calosidades, comummente denominadas por calos, constituem uma camada espessa de células m...

Parar de fumar em ano de pandemia: uma vantagem extra

Desde 1984 que é comemorado em Portugal, a 17 de Novembro, o Dia Nacional do Não Fumador. A ...

COVID-19: O que esperar da nova vacina?

A COVID-19 tem sido em 2020 o “inimigo” número um da humanidade, não só ao nível da saúde co...