A Opinião de André Loureiro
Presidente do PSD da Batalha
Obrigado pela missão quase cumprida
É correto e não apenas de bom-tom agradecer algo que nos dão ou um serviço que nos prestam, por mais insignificantes que sejam. Pode ser apenas um mero formalismo, mas não o é apenas: representa sempre um gesto de respeito que combina uma espécie de pacto de entreajuda entre pessoas que se entendem e respeitam.
Agradeço, nesta ocasião, a todas e todos que nestes últimos oito anos ajudaram a construir um Concelho da Batalha mais justo e mais desenvolvido em muitos domínios, mas também agradeço a compreensão que tiveram pelos erros que tenhamos cometido na missão nobre de governar o Município da Batalha.
Apenas um pequeno comentário: sabemos que há agendas que teimam em continuar a semear o ódio e a divisão entre nós. Já tínhamos visto isso noutros tempos, para alguns dos novos aprendizes de políticos “facebookianos” não basta a conquista do poder pelo poder, é preciso continuar a polarizar opiniões e arrasar tudo que lhe mereça contestação para, logo depois, colocar o chapéu da vitimização alegando que o problema é sempre dos outros, ou seja, a tendência de criticar só por criticar tenderá a continuar.
Todavia, acredito que é um caminho que a breve prazo revelará a sua inconsistência, até porque quando somos chamados a colaborar na decisão, não basta fazer como os políticos de karaoke que por cá temos, é preciso ter um pensamento estruturado e ações concretas sobre os problemas do nosso concelho.
Neste particular, o relevante é prosseguir e garantir que os principais desígnios do concelho serão continuados e melhorados num novo ciclo político que agora se inicia e, estou certo, irá evoluir das meras intenções para projetos concretos que possam contribuir para mais progresso social e económico.
Sem propósitos de hierarquização, acredito que o combate aos efeitos da pandemia continuará na linha da frente das preocupações. Em concreto, falo da necessidade de melhoria dos serviços públicos de saúde, em condições de atendimento e com acréscimo de profissionais. A gestão dos recursos humanos na área da saúde não é diretamente uma responsabilidade do poder local, mas ele tem de usar o seu magistério de influência e reivindicação junto das autoridades centrais.
Também a criação de mais condições de apoio às atividades económicas, designadamente ao nível da atração de mão-de-obra qualificada e também indiferenciada para fazer face às principais indústrias do concelho, é outra preocupação que temos de continuar a trabalhar com os promotores, sob pena de não conseguir evitar a deslocalização de algumas das principais empresas empregadoras.
De igual forma a qualificação do turismo natural e a valorização de novas atividades de empreendedorismo jovem são domínios que faltam cumprir para a melhor competitividade local, sendo uma das áreas em que a missão está por cumprir!
Outros desafios estão por realizar, motivo pelo qual, como sempre o fiz, expresso votos de sucesso à nova governação local, da qual tenho a honra de fazer parte enquanto vereador eleito pelo Partido Social Democrata, sempre disponível para ajudar a minha/nossa terra. Na mesma dimensão em que tenho muito orgulho do trabalho realizado nos últimos anos, estou determinado a continuar a mobilizar vontades para construir um futuro melhor para o Concelho da Batalha.
Obrigado, a missão vai prosseguir!
NESTA SECÇÃO
“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”
(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...
Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede
Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...
Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido
Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...