Joana Crispim

Mestre em Psicologia Clínica e formada em Hipnose

O que são Fobias?

As fobias traduzem-se em estados mentais e físicos causados por um medo inconsciente sobre determinada experiência ou exposição. Este é um processo mental desajustado que a nossa mente desenvolve a partir de uma experiência traumática passada. Verificamos que estamos num estado fóbico quando a ansiedade que sentimos é exagerada em relação ao perigo real que determinado estímulo representa.

Alguns dos sintomas mais frequentes das fobias são, o medo elevado, sintomas de ansiedade, incapacidade de se manter na presença do estímulo agressor, uma aversão ou mesmo repulsa e, uma necessidade excessiva e irracional de fuga.

Existem três tipos principais de fobias: as específicas, as sociais e a agorafobia. As fobias específicas referem-se a um medo inconsciente sobre determinado estímulo, como por exemplo, o medo de andar de avião, de animais e de alturas. As fobias sociais caracterizam-se pela ocorrência deste medo quando o indivíduo necessita de se expor em público, como por exemplo fazer uma apresentação para um grupo. Por fim, a agorafobia que representa um desconforto exacerbado por o indivíduo estar em espaços abertos e com multidão.

As fobias serão dos temas de saúde mental mais frequentes, no entanto são igualmente dos mais rápidos a fim de serem solucionados. A Hipnose Clínica é uma técnica terapêutica na qual se utiliza o estado de relaxamento induzido em transe para alterar a relação emocional com o objetivo ou com o estímulo que provoca o tal medo exacerbado.

Preocupe-se hoje com a sua saúde!


NESTA SECÇÃO

Lançamento da Associação de Utentes da USF Condestável – “Batalha pela Saúde”

A nova Associação de Utentes da USF Condestável – “Batalha pela Saúde” foi lançada recenteme...

A pergunta para um milhão de euros: e quando vai deixar de fumar?

A pergunta ecoa pelo consultório. Segue-se um momento de silêncio ou um suspiro. Outras v...

DPOC: um desafio de saúde pública

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) obriga a cuidados especializados de saúde. É, ta...