Joana Crispim

Mestre em Psicologia Clínica e formada em Hipnose

O que são Fobias?

As fobias traduzem-se em estados mentais e físicos causados por um medo inconsciente sobre determinada experiência ou exposição. Este é um processo mental desajustado que a nossa mente desenvolve a partir de uma experiência traumática passada. Verificamos que estamos num estado fóbico quando a ansiedade que sentimos é exagerada em relação ao perigo real que determinado estímulo representa.

Alguns dos sintomas mais frequentes das fobias são, o medo elevado, sintomas de ansiedade, incapacidade de se manter na presença do estímulo agressor, uma aversão ou mesmo repulsa e, uma necessidade excessiva e irracional de fuga.

Existem três tipos principais de fobias: as específicas, as sociais e a agorafobia. As fobias específicas referem-se a um medo inconsciente sobre determinado estímulo, como por exemplo, o medo de andar de avião, de animais e de alturas. As fobias sociais caracterizam-se pela ocorrência deste medo quando o indivíduo necessita de se expor em público, como por exemplo fazer uma apresentação para um grupo. Por fim, a agorafobia que representa um desconforto exacerbado por o indivíduo estar em espaços abertos e com multidão.

As fobias serão dos temas de saúde mental mais frequentes, no entanto são igualmente dos mais rápidos a fim de serem solucionados. A Hipnose Clínica é uma técnica terapêutica na qual se utiliza o estado de relaxamento induzido em transe para alterar a relação emocional com o objetivo ou com o estímulo que provoca o tal medo exacerbado.

Preocupe-se hoje com a sua saúde!


NESTA SECÇÃO

Diabetes: um dia sem açúcar em família

A International Diabetes Federartion (IDF) comemora anualmente no dia 14 de novembro o Dia M...

Consulta pré-concecional: O que é? Qual a importância?

Já lá vai o tempo em que não era possível programar o nascimento de um filho. Não havia méto...

Maioria tem falta de dentes e há mais a não irem ao dentista

Mais de 30% da população revela que nunca vai ao médico dentista ou apenas vai em caso de ur...