O que quebra um vime, não quebra um feixe

Quanto tempo tem 30 anos. A resposta é impossível. As nossas experiências, a maneira como as vivemos e a forma como as ordenamos na gaveta da importância das coisas é que marcam o compasso da vida. Em Matemática parece fácil – é fazer as contas. Mas em dias de vida, é coisa para filosofia ou fé. Exemplo: um momento eterno pode esfumar-se num ápice, até quando é comum a duas pessoas.

O Jornal da Batalha faz 30 anos – 360 edições publicadas. Em bom rigor 359 porque a força das circunstâncias nos obrigou a fazer em abril-maio uma edição dupla. Não é fácil descrever a importância do trabalho realizado ao longos dos anos pelos profissionalizas que passaram pelo jornal e dos seus colaboradores, com o apoio dos anunciantes e – sobretudo! - dos leitores. Até porque cheguei (apenas) em janeiro de 2014 e quem está por dentro da máquina tem, amiúde, mais dificuldade em perceber a importância das peças que talha e a repercussão que têm na vida das outras pessoas.

Esta é uma edição especial, em que um conjunto de pessoas naturais e/ou residentes no concelho, com cargos públicos ou desconhecidas da praça pública, mais do que analisar tempos passados, propõe caminhos de desenvolvimento para a Batalha.

Não vos quero falar, hoje, da pandemia – até porque nas próximas páginas surge abordada com frequência -, nem da crise que atravessa a Imprensa. Quero, sim, convidar todos a partilhar connosco os desafios que o tempo atual nos impõe, apostando que quem (ou o que) quebra um vime, não quebra um feixe.

Não podemos enfrentar o mundo com outra perspetiva. Não há outro tempo. Este é o tempo certo para vencermos este ano. E os seguintes. Até 2050!

 

 


NESTA SECÇÃO

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...