Município da Batalha - Museu da Comunidade Concelhia da Batalha

Espaço do Museu

O que o museu pode ensinar sobre o verdadeiro sentido do Natal?

Chega entre iluminações, ruas brilhantes, cores e sons remetendo para mundos fascinantes. A quadra festiva, que se vive entre o calor da lareira e a pista de gelo, a árvore de Natal e a chaminé, as prendas e as roupas quentes apela à animação e à magia.

Se é verdade que o Pai Natal se mostra mais vezes que o Menino Jesus, também é certo que a tradição religiosa, o presépio, as iguarias típicas e, sobretudo, o encontro familiar se elevam numa época que afaga os corações.

No meio do espírito contagiante, muitas vezes permeável às exigências do consumismo, aldeias, vilas e cidades vestem-se de brilho e de cor, para que o sentido da época tome o seu lugar. A programação, mormente pensada para as crianças, traz a animação que o mundo mágico que a quadra exige.

Nesta época, diversos museus oferecem um programa de atividades para as férias do Natal dirigidos, sobretudo, aos mais jovens.

No Museu da Batalha, fazemo-lo, uma vez mais, com o objetivo de envolver as crianças em atividades que lhes permitam saber mais sobre o património, de forma pedagógica e lúdica. Nestas férias, há espaço para a evocação da magia que os mais jovens associam ao Natal, pelo que os símbolos e os tons da época e a árvore de Natal não são esquecidos.

E esta é a porta perfeita para a passagem de valores e da mensagem do verdadeiro sentido do Natal.

No meio do divertimento, há a aprendizagem no conhecimento do passado e do presente; há a solidariedade, na oferta de bens a quem mais precisa; há a cidadania nas visitas a instituições e no convívio com os seus utentes; há a preocupação ambiental: na reutilização de materiais que já não se usam para a expressão plástica.

O museu, como espaço de valorização da história e do património, deve valorizar o passado, estar atento ao seu presente e projetar o futuro. Em complemento à escola e à casa familiar, o museu pode ser um educador imprescindível para fomentar a imaginação, o sentido crítico, o conhecimento e, em particular nesta época, o sentido de cidadania e de partilha.

Contando com a participação de crianças, jovens e adultos nossas iniciativas, o Município da Batalha, através do MCCB, deseja um Feliz Natal a todos.


NESTA SECÇÃO

Transferência de competências para os municípios

Nos últimos dias o governo aprovou a legislação que regulamenta a transferência de competênc...

Temos de defender activamente a Língua Portuguesa

Não era por acaso que Fernando Pessoa dizia que a Língua Portuguesa era a sua Pátria. Na rea...

A “Escola do Futuro”

Enquanto a professora ligava o computador, o aluno correspondente ao número da lição pergunt...