João Pedro Matos

Tesouros da Música Portuguesa

O novo mundo de Rodrigo Leão

Ao longo da história da cultura europeia, a música de câmara sempre esteve vocacionada para pequenos espaços e limitada a um auditório reduzido, senão mesmo dirigida a um pequeno número de pessoas. Contudo, há exceções. É o caso de Rodrigo Leão cujos trabalhos discográficos têm conhecido uma enorme divulgação, quer em Portugal, quer fora do nosso país. O que não surpreenderá na medida em que, para além de ser membro fundador da Sétima Legião e ter liderado o projeto Os Poetas, integrou os Madredeus, o grupo musical com mais sucesso internacional da história da música portuguesa.

Mas em 1993 Rodrigo Leão decidiu encetar uma carreira a solo, com a publicação de Ave Mundi Luminar, álbum em que era acompanhado pelo vox ensemble, conjunto de músicos de excelência onde brilhavam Teresa Salgueiro, Francisco Ribeiro e Gabriel Gomes.

Este disco conheceu bom êxito, alcançando os primeiros lugares das tabelas de vendas, fator que foi decisivo para que Rodrigo Leão abandonasse em definitivo os Madredeus em 1995 e passasse a dedicar-se exclusivamente à composição em nome próprio.

Em 1996 edita Theatrum, o seu trabalho que tem maior afinidade com a nova música de câmara europeia, repleto de referências às sonoridades de Michael Nyman, Hector Zazou ou Arvo Part. Quatro anos depois é lançado Alma Mater, seguindo-se o original Cinema, datado de 2004, disco onde participa o nipónico Ryuchi Sakamoto, sendo ele uma das principais fontes onde bebeu Rodrigo Leão.

A Mãe e A Montanha Mágica, respetivamente de 2009 e 2011, terão como sucessor um dos álbuns mais ambiciosos do compositor: O Retiro, datado de 2015, com Orquestra e Coro Gulbenkian. O Retiro inclui a faixa Florestas Submersas, tema que conjuga na perfeição os instrumentos de música de câmara com a eletrónica mais experimental, a revelar que o seu autor é capaz de viajar por territórios tão díspares que vão do erudito, percorrendo o eletrónico, até à música de cariz mais popular.

E é esta apetência pela cultura popular que o levou a convidar para acompanhá-lo nomes tão importantes da pop mundial como são Stuart Staples, dos Tindersticks, Beth Gibbons, dos Portishead, ou Neil Hannon dos Divine Comedy.

O seu mais recente disco de originais resulta precisamente de uma colaboração, com Scott Matthew, vocalista da banda de rock australiana Elva Snow. Este disco, batizado de Life is Long, veio a lume em 2016. Destaque também para as bandas sonoras que compôs, tanto para documentários, como para filmes, como seja a música para o filme The Butler (O Mordomo), realizado por Lee Daniels em 2013.

Se contarmos com o período de tempo em que fez parte, primeiro como baixista da Sétima Legião, e depois como teclista dos Madredeus, a sua carreira é bastante mais longa que os vinte e cinco anos de trajeto musical que presentemente completa. No entanto, o aniversário que está a celebrar conta-se a partir da edição em 1993 de Ave Mundi Luminar. Vinte e Cinco anos que tiveram direito a edição discográfica comemorativa e respetiva digressão com concertos ao vivo.

O disco, esse chama-se simplesmente Aniversário, e engloba algumas das peças musicais mais emblemáticas retiradas de diferentes álbuns. Entre faixas cantadas e instrumentais, o que sobressai é a qualidade orquestral, com uma envolvente belíssima, pontificada por uma voz ou coros angelicais. E entre colaborações e temas a solo, Rodrigo Leão tem desbravado um novo mundo que deu a conhecer ao mundo.

Muitos parabéns!


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...