MCCB (Museu da Comunidade Concelhia da Batalha)
Espaço do Museu
O mês de aniversário do MCCB
Abril é mês de dias marcantes na vida do nosso Museu.
Em 12 de Abril de 2003, assinava-se um contrato de comodato com a Caixa de Crédito Agrícola - a antiga proprietária do edifício do Museu - que assumia a decisão de construir o Museu, ditando o seu rumo.
Já em 2 de Abril de 2011, as portas do novo Museu abriam-se ao público pela primeira vez. A cerimónia de inauguração contou com a presença do então presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e trouxe centenas de pessoas curiosas em conhecer o novo espaço.
Amigos, munícipes e representantes de outros museus, autarquias e de várias instituições, marcaram lugar na inauguração daquele que se assumia como “O Museu de Todos”.
Uma vez abertas as portas e os bastidores de um projeto que contou com a participação de uma vasta equipa de trabalho e de muitos parceiros individuais e institucionais, o MCCB encetaria uma nova fase no trilho na sua vida museológica. Ao longo de sete anos foi criando e dinamizando iniciativas envolvendo diversas franjas do público. Atividades de ocupação das férias dos mais jovens, tertúlias com especialistas convidados, o Boletim do MCCB, as visitas sensoriais, os “Heróis do Museu” (com o Agrupamento de Escolas), são alguns dos projetos que fazem parte da programação cultural do MCCB e que fidelizam muitos participantes. Paralelamente às dinâmicas culturais, a incorporação de novos objetos (muitos deles cedidos por munícipes da Batalha), os restauros, a investigação e a realização de exposições fizeram e fazem parte das ações do Museu.
Neste trajeto, o MCCB foi sendo galardoado com algumas distinções regionais, nacionais e internacionais em diversas áreas da sua ação museológica.
Em 2012, o MCCB recebia o prémio “Melhor Museu Português”, pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia. Um ano mais tarde, o MCCB arrecadou, na Bélgica, o Prémio Kenneth Hudson, do Fórum Europeu dos Museus. Já em 2014, foi galardoado com o prémio Acesso Cultura. No final de 2017, foi distinguido com duas menções honrosas na área da Educação pelo Ibermuseus.
Os prémios recebidos enaltecem o programa museológico, o envolvimento da comunidade e a existência de diversos recursos para pessoas com deficiência. A preocupação do Município da Batalha, através do MCCB, em matéria de acessibilidade e inclusão de todos os públicos, trouxe ao Museu a visita de vários técnicos de outros municípios e instituições culturais, que reconhecem, neste projeto, um modelo a seguir e aplicar noutros locais do país.
Sete anos passados desde a data de inauguração do MCCB, o Município da Batalha, reforça o agradecimento a todos os que participam, colaboram e visitam o Museu de Todos.
NESTA SECÇÃO
“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”
(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...
Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede
Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...
Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido
Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...