António Pinheiro

Médico de Medicina Geral e Familiar na USF Condestável, Batalha

O frio e os antibióticos: gripe, constipação e rinite vasomotora

Com a chegada do frio, chegam normalmente as constipações, gripes e as crises das doenças respiratórias. Com este breve texto espero dar uma ajuda na compreensão dos diferentes sintomas e daquilo que não se deve fazer.

A gripe é provocada pelo vírus influenza A, B e C e tem tanto de perigoso como qualquer outra doença, uma vez que também mata! Há, no entanto, outra infeção semelhante provocada por outro vírus, o vírus parainfluenza tipo 1,2,3 e 4.

A Organização Mundial de Saúde alerta que a gripe é responsável pela morte de cerca de 250.000 a 500.000 pessoas em todo o mundo anualmente e é por essa mesma razão que a vacinação é altamente recomendável, principalmente nos grupos mais vulneráveis, como são as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, as grávidas, os profissionais de saúde ou os portadores de doenças crónicas ou imunodeprimidos. A Direção Geral de Saúde reconhece estes grupos e por esse motivo a vacinação é-lhes fornecida de forma gratuita nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

A constipação também é provocada por vírus mas tem a vantagem de serem raros os problemas de saúde graves por eles causados ou a morte. É provocada por mais de cem vírus diferentes, sendo o mais comum o rhinovirus. Apresenta-se com sintomas clássicos muito semelhantes aos da gripe, mas com menos intensidade e menos incapacitante tendo, no entanto, uma duração variável.

Ambas as condições acima descritas têm uma transmissão bastante rápida e fácil. Os vírus são transmitidos por via aérea e por contacto próximo entre pessoas, também podem ser transmitidos através de objetos. Exemplificando, uma maçaneta que acabou de ser tocada por alguém contaminado pelo vírus, é muito provável que a pessoa seguinte a tocar a maçaneta se contamine, porque impreterivelmente acabara por tocar no próprio nariz transportando o vírus para as suas vias respiratórias.

Gostaria de incluir aqui outra entidade, a rinite vasomotora. Esta pode ser encarada como uma “prima” das constipações. Grande parte da população sofre de rinite e com o frio há um agravamento do quadro pelo que frequentemente estas pessoas dizem estar constipadas. Espirros, comichão no nariz e o pingo no mesmo são os sintomas típicos, mas na realidade não se trata de gripe nem de constipação, é a sua rinite de abril que em resposta ao frio se está a manifestar agora.

Para qualquer uma das síndromes ou condições anteriormente apresentadas o ponto mais importante deste texto é o seguinte: Não se tratam gripes ou constipações com antibióticos, nunca! Um antibiótico é utilizado para combater bactérias, não vírus. Sempre. Sem exceção.

 


NESTA SECÇÃO

Tenho perdas de urina, e agora?

A incontinência urinária (IU) é uma situação patológica que resulta da incapacidade em armaz...

Doenças dos pés são mais comuns no verão

Os pés passam cerca de 2/3 da nossa vida fechados, razão pela qual lhes damos pouca importân...

Policlínica D. Nuno inaugurou polo em São Jorge

A Policlínica D. Nuno inaugurou esta segunda-feira, 23, o seu polo de Porto de Mós, em São J...