Joana Magalhães

Pestanas que Falam

O cansaço

"Estou cansado" - deve ser a frase que mais ouvimos nos dias de hoje. Todos a dizem, a toda a hora e por todas as razões. "Estou cansado". Quando estou cansado, estou cansado, quando estou triste, estou cansado e quando estou feliz, estou cansado. O cansaço é quase uma forma cultural de se estar. Não se sai de casa porque se está cansado, não se vai ao jantar, porque se está cansado. E o cansaço é real e chega a cada um de nós.

A verdade é que o cansaço nem sempre é mau. Há o cansaço bom e o cansaço mau. O bom é o das pessoas que fazem as coisas que gostam e quando se deitam o corpo parece dormente e o sono é tranquilo. É o cansaço da felicidade, das coisas boas, da agenda preenchida com eventos desejáveis. É o cansaço feliz, o cansaço que sabe bem e que por muito que seja cansaço, não nos leva a cancelar qualquer atividade vindoura.

O cansaço mau não é assim. Tirar-nos a energia, tira-nos a vontade de fazer mais e melhor. Tira-nos a vontade de fazer. É o dos que têm a agenda preenchida mas com coisas que não gostam, que não lhes dá prazer. Esse é o cansaço que dá dores de cabeça e nos impede de dormir.

Todos passamos pelas duas fases do cansaço e, muitas vezes, o nosso "estou cansado" tem múltiplas razões de ser que não passam necessariamente pelo cansaço físico que se sente mas por muitas outras questões. "Estou cansado" é o verdadeiro "preciso de parar" nos dias de hoje.

E é assim quando se está feliz e quando se está triste.

Afinal, quantas vezes já disseste "estou cansado" na última semana?


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...