Número de ativos no concelho triplicou e faleceu mais uma pessoa

O número de pessoas falecidas no concelho da Batalha com Covid-19 aumentou para 21 no último mês, segundo o boletim sobre a pandemia divulgado, a 12 de novembro, pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.

No distrito de Leiria já não há concelhos sem registo de falecimentos, apresentando Castanheira de Pera (5) Pedrógão Grande (6), Figueiró dos Vinhos (21) e a Batalha os números mais baixos. No caso da Batalha, há ainda a registar a morte de um cidadão natural do município, mas residente no distrito de Aveiro.

O concelho de Leiria apresenta o maior número de vítimas mortais (174), seguindo-se Caldas da Rainha (127) e Pombal (109).

No que respeita aos casos ativos, a Batalha apresenta 33 (eram 11), havendo sete concelhos com números inferiores. O município de Leiria concentra 333 situações, seguindo-se Caldas da Rainha (103) e Marinha Grande (76).

Desde o início da pandemia, registaram-se 1.125 infetados confirmados no concelho da Batalha. Os municípios de Castanheira de Pera (187), Pedrógão Grande (286) e Figueiró dos Vinhos (483) são os menos afetados. Pelo contrário, Leiria (10.237), Pombal (4.133) e Alcobaça (4.041) apresentam o maior número de pessoas infetadas desde março de 2020.

CIMRL recebe 22 mil euros

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), que “encetou um conjunto de medidas para fazer face” à pandemia, viu agora aprovado um financiamento de 22 mil euros para pagamento de despesas.

“Portugal recebeu financiamento no âmbito do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE), tendo a CIMRL apresentado uma candidatura com algumas despesas, as consideradas elegíveis a comparticipação (entre março e setembro de 2020), e viu agora aprovado um financiamento de 22 mil euros”, explica em comunicado.

“Lamentavelmente a CIMRL tem outras despesas realizadas num montante superior a 137 mil euros, mas que por serem posteriores a setembro de 2020, não foram incluídas na candidatura, nomeadamente: despesas com a EAR (Estrutura de Apoio de Retaguarda para acolher pessoas infetadas com SARS-CoV-2); despesas realizadas com o projeto Valor 19 do ACES Pinhal Litoral; e despesas com diversos equipamentos de proteção individual, testes PCR e testes rápidos (antigénio) também disponibilizados aos municípios associados”, adianta.

A CIMRL “entendeu que a melhor e mais eficaz forma de combate a este flagelo era a união de esforços, pelo que, sempre que possível e viável, efetuou um conjunto de aquisições para os municípios (diverso tipo de material e equipamentos de proteção individual, de desinfeção e outro e a realização de várias campanhas de sensibilização de combate ao vírus Covid 19”.

Segundo o comunicado, “com a realização destas despesas, a CIMRL no seu território de intervenção conseguiu conter e limitar a pandemia da doença Covid-19 bem como reduzir os seus efeitos colaterais”.

“Consciente da necessidade de atuar desde logo na linha da frente no combate à pandemia junto da população”, A CIMRL atuou “numa estreita parceria entre os municípios associados e ainda com os ACES Pinhal Interior Norte e Pinhal Litoral e a Segurança Social de Leiria”, conclui.

Está a aumentar

O nosso país pode ultrapassar até meados de dezembro os 240 casos de infeção a 14 dias por 100 mil habitantes, segundo estimavam no dia 12 de novembro as "linhas vermelhas" da pandemia de Covid-19.

"O Rt (índice de transmissibilidade) apresenta um valor igual ou superior a 1, indicando uma tendência crescente da incidência de infeções por SARS-CoV-2 a nível nacional (1,15) e em todas as regiões", adianta a análise de risco da pandemia.

Segundo o relatório semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a manter-se esta taxa de crescimento a nível nacional, "estima-se que o limiar de 240 casos em 14 dias por 100 mil habitantes possa ser ultrapassado em 15 a 30 dias".

 


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...