Novo projeto apoia famílias de idosos do concelho

Um novo projeto profissional que pretende ajudar as famílias a cuidar dos idosos, designado DarApoio, acaba de ser lançado por uma especialista em geriatria e animação sócio cultural, residente em Pia do Urso, São Mamede, no Concelho da Batalha.

“Pretendo que o meu projeto tenha visibilidade para colaborar com as famílias, fazendo-as sentir que não estão sozinhas no cuidado dos seus familiares mais idosos”, explica Rita Oliveira, natural de Fátima, adiantando que prestação de serviços abrange os concelhos de Ourém, Batalha e Leiria.

A “DarApoio” presta serviços em diferentes dimensões, nomeadamente, acompanhamento a consultas ou a exames médicos, compras (mini-mercado, farmácia, roupa), sessões de desenvolvimento cognitivo, organização de eventos e passeios, e projetos de animação sócio-cultural.

Além dos serviços às famílias, também colabora com lares e centros de dia, destacando-se neste campo as ações de animação e a organização de eventos e passeios.

Em termos de ação solidária, Rita Oliveira, com formação e experiência em geriatria e animação sócio-cultural, é a coordenadora do grupo informal pluridisciplinar de voluntariado “Movimento e Cor depois dos 65”, que tem como principal atividade a organização de um convívio anual destinado em exclusivo à população idosa.

A terceira edição do convívio, realizada no final de setembro, juntou em Moita Redonda, Fátima, 250 utentes de mais de uma dezena de instituições que trabalham com idosos em Ourém, Fátima e Leiria.

 


NESTA SECÇÃO

BNI Vitória quer ajudar a impulsionar negócios

O BNI – Business Network International acaba de surgir na Batalha, à semelhança do que já ac...

Concelho é o que mais cresce em percentagem de PME Líder

O número de PME Líder no Concelho da Batalha cresceu 57% no ano passado, em comparação com 2...

Zona industrial e ecovia são prioridades da autarquia

A câmara municipal anunciou no final de dezembro que deu início aos “trabalhos de atualizaçã...