Novo projeto apoia famílias de idosos do concelho

Um novo projeto profissional que pretende ajudar as famílias a cuidar dos idosos, designado DarApoio, acaba de ser lançado por uma especialista em geriatria e animação sócio cultural, residente em Pia do Urso, São Mamede, no Concelho da Batalha.

“Pretendo que o meu projeto tenha visibilidade para colaborar com as famílias, fazendo-as sentir que não estão sozinhas no cuidado dos seus familiares mais idosos”, explica Rita Oliveira, natural de Fátima, adiantando que prestação de serviços abrange os concelhos de Ourém, Batalha e Leiria.

A “DarApoio” presta serviços em diferentes dimensões, nomeadamente, acompanhamento a consultas ou a exames médicos, compras (mini-mercado, farmácia, roupa), sessões de desenvolvimento cognitivo, organização de eventos e passeios, e projetos de animação sócio-cultural.

Além dos serviços às famílias, também colabora com lares e centros de dia, destacando-se neste campo as ações de animação e a organização de eventos e passeios.

Em termos de ação solidária, Rita Oliveira, com formação e experiência em geriatria e animação sócio-cultural, é a coordenadora do grupo informal pluridisciplinar de voluntariado “Movimento e Cor depois dos 65”, que tem como principal atividade a organização de um convívio anual destinado em exclusivo à população idosa.

A terceira edição do convívio, realizada no final de setembro, juntou em Moita Redonda, Fátima, 250 utentes de mais de uma dezena de instituições que trabalham com idosos em Ourém, Fátima e Leiria.

 


NESTA SECÇÃO

Comitiva alemã visitou grupo Erofio

Um grupo de responsáveis alemães visitou durante dois dias empresas do sector dos moldes da ...

Município em 8º lugar entre os que têm melhor governação

O estudo “Rating Municipal Português”, revelado no dia 7 de maio, coloca o município em 8º l...

Concelho lidera crescimento de empresas de excelência

O Concelho da Batalha regista o maior crescimento percentual de empresas distinguidas com o ...