“As nossas fronteiras passam pelo povo martirizado ucraniano”

As cerimónias comemorativas do 101º aniversário da fundação da Liga dos Combatentes, do 104º aniversário da Batalha de La Lys e do Dia do Combatente, no dia 9 de abril, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, foram presididas pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa.

“As nossas fronteiras já não são o que eram e hoje passam por África, pelo Golfo da Guiné, pelo Atlântico, pela fronteira de vários países da União Europeia, da NATO com a Ucrânia, passam pela solidariedade para com o povo martirizado ucraniano: estas são as novas fronteiras de Portugal. Mas, se queremos prevenir e construir a paz, temos de dar às nossas Forças Armadas ainda mais força”, sustentou o Chefe de Estado no seu discurso.

Na sua perspetiva, “todos devem trabalhar pela paz. Trabalhar pela paz é criar mais justiça, mais crescimento económico, menos pobreza e menos desigualdades, mas é também prevenir a paz fortalecendo e prestigiando as Forças Armadas” e “se queremos ter combatentes pela paz hoje, então criamos condições para eles. Essa é uma escolha do país, não é a escolha de um governante”.

Já a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, realçou que os “combatentes desempenham um papel crucial no apoio a todos aqueles que lutaram e lutam pela Pátria" e apontou duas “prioridades" que vão ajudar “certamente a preservar a memória coletiva que tanto valorizamos e que hoje celebramos aqui" e que representam “eixos prioritários de ação para a defesa nacional".

A governante referiu, como primeira prioridade, a necessidade de “adequar a defesa nacional à nova realidade da segurança europeia e internacional que decorre da invasão da Ucrânia pela Federação Russa", que requer a aprovação “de um novo conceito estratégico de defesa nacional".

Helena Carreiras acrescentou, como “segunda prioridade", uma “maior abertura e diálogo com a sociedade", para que esta conheça melhor as suas Forças Armadas.

 


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...