Netflix filma “Donzela” no mosteiro durante dois dias

As visitas ao Mosteiro da Batalha vão estar condicionadas nos dias 19 e 20 de maio devido à gravação de cenas do filme “Damsel” (Donzela), que a plataforma de streaming Netflix conta estrear no primeiro semestre do próximo ano.

As filmagens decorrem no Claustro Real e nas Capelas Imperfeitas, mas fica disponível a visitas à Igreja e Capela do Fundador, segundo a Direção-Geral do Património Cultural, que tutela o monumento Património da Humanidade. A rodagem também passa pelo largo Infante D. Henrique.

O Claustro Real será o jardim de um palácio e as Capelas Imperfeitas deverão ter um teto, com recurso a efeitos especiais. Para quem conhece o monumento, tudo vai parecer muito diferente.

Para facilitar a produção, que envolve dezenas de viaturas pesadas e uma logística muito diversificada, o trânsito será proibido no parque Cónego Simões Inácio, de 14 a 21 de maio, e o estacionamento na rua Dr. Armindo Arede de Carvalho destinar-se-á em exclusivo a viaturas de pessoas envolvidas nas filmagens, de 16 a 20 de maio.

Esta longa-metragem revela um conto de fadas centrado em Elodie, papel interpretado por Millie Bobby Brown (conhecida pela sua participação nas séries Stranger Things e no filme Enola Holme), que casa com o impetuoso príncipe Henry, herdeiro do reino de Áurea. Segundo a sinopse, Elodie é aprisionada numa caverna como sacrifício para manter um dragão satisfeito, de onde tem de encontrar forma de escapar.

O filme é realizado por Juan Carlos Fresnadillo e produzido por Nick Page, a partir de argumento de Dan Mazeau, e envolve uma equipa técnica de 250 pessoas. Participam 35 figurantes portugueses.

A filmagem em estúdio, com a duração de três meses, já está a decorrer em Inglaterra, e todas as cenas exteriores são rodadas em Portugal, durante 17 dias. A Page International Services foi a produtora escolhida pela Netflix para trabalhar em Portugal e o projeto surge no âmbito dos incentivos criados pelo Governo para fazer de Portugal um destino internacional de filmagens.

Além do Mosteiro da Batalha, passarão pelo Convento de Cristo, em Tomar, e pela aldeia de Sortelha, no distrito da Guarda.


NESTA SECÇÃO

Monumento no centro da vila homenageia Travaços Santos

A homenagem a José Travaços Santos, uma figura incontornável da região quando se fala de his...

"Um homem ao serviço da cultura” inaugura homenagem a Travaços Santos

A inauguração da exposição “Um homem ao serviço da cultura” é a primeira de um conjunto de i...

Museu lança livro multiformato no Dia da Pessoa com Deficiência

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) celebra o Dia da Pessoa com Deficiência co...