A Opinião de André Loureiro

Vereador na Câmara da Batalha

Natal para todos: uma questão de prioridade e bom senso

Escrever um artigo sobre o Natal, e sobre este Natal em particular, não é fácil. Vivemos tempos difíceis, de grande incerteza e imprevisibilidade. Muitos olham à sua volta e veem-se sozinhos, sem indicações concretas das autoridades sobre a evolução da pandemia da Covid-19 e suas consequências sociais e económicas. Impossibilitados de dispor de apoios que estavam acessíveis à população, instituições e sectores económicos, através da distribuição de máscaras ou da disponibilização gratuita de testes, também nas dificuldades acrescidas sentidas no acesso ao essencial processo de vacinação, sentem-se angustiados e sem compreender as prioridades da nova administração, que prefere queixar-se de tudo e todos, desfazer o que foi feito e importunar os vizinhos do município de Leiria, ao invés de concentrar-se nos problemas mais urgentes da nossa Comunidade.

Neste contexto, escrever um artigo sobre a magia do Natal soa a falso. Recuso-me nesta altura a escrever um artigo embrulhado em papel cor-de-rosa quando, para tantos, as dúvidas e as dificuldades são cada vez mais presentes. O medo, a tristeza, a ansiedade... e a solidão, acontecem todos dias, num território que tem todas as condições para ultrapassar este momento, desde que a visão comunitária olhe cada vez mais para o futuro e menos para o passado, oriente a sua ação para o bem comum e esqueça a prática persecutória daqueles que por uma razão ou outra, exigem mais e uma nova dinâmica aos agentes públicos.

Pensar neste Natal que hoje vivemos trouxe-me à memória os natais antes da pandemia. Quando a felicidade que conhecíamos na altura parecia insuficiente, mas hoje compreendemos melhor que afinal eram tempos de boa memória, onde as famílias e as comunidades se juntavam sem receios, e os problemas de então eram apenas circunstanciais e nada relevantes face aos desafios que hoje conhecemos.

É por isso que hoje, mais do que nunca, que todos devemos mobilizar esforços para que estes tempos mais exigentes sejam uma oportunidade para dar o nosso melhor em prol do bem comum, esquecer diferenças e sobretudo construir ações comuns em prol da nossa comunidade, desde logo na resposta às urgentes condições de acesso aos serviços de saúde e na promoção de medidas de mitigação da pandemia da Covid-19 que, infelizmente, tende a prolongar os seus efeitos.

Investir na qualificação dos serviços públicos de Saúde, e promover programas de apoio aos setores sociais e económicos mais expostos às consequências deste flagelo, são decisões prioritárias e de bom senso, que deveriam encontrar respostas imediatas, independente de quem teve a iniciativa ou o mérito de antecipar necessidades.

Foi essa a postura que enquanto Vereador da Câmara Municipal procurei defender, em parceria com os demais vereadores, e no contexto da discussão do próximo orçamento municipal para 2022. Não tivemos qualquer resposta, como não tiveram as demais propostas de programas específicos de apoio à população sénior, medidas de incentivo ao arrendamento de habitação pelos jovens casais ou ainda ações de apoio ao comércio local e de desenvolvimento das infraestruturas digitais em todo o Concelho. Fica o lamento, fica a confirmação que afinal a Batalha não será de todos, mas fica também a certeza que tudo iremos fazer ajudar a nossa terra a recuperar a confiança e a esperança num futuro melhor.

Feliz Natal, com aquilo que é realmente essencial.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...