Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Não as mande às urtigas... aproveite-as

Se ainda não semeou as suas plantações para colher no verão, é melhor fazê-lo agora. As minhas sementeiras atrasaram-se este ano e optei por adquirir pés de plantas para garantir a produção mais precoce. No entanto, as minhas plantinhas estão agora a nascer e depois preencho os canteiros com elas.

Para proteger as pequenas plantas jovens que são tão atrativas para os caracóis e lesmas, borrifo-as com uma água picante – num litro de água trituro malaguetas bem picantes e uns dentes de alho, depois coo esta água e com ela borrifo as zonas onde as plantas estão a nascer e assim mantenho-os afastados, porque não costumam gostar de picante. Vou borrifando com regularidade, para manter a zona apimentada e assim sem matar nada consigo dar-lhes tempo para crescerem.

Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: abóboras, aipo, alfaces, alho francês, batatas, beringelas, beterrabas, broculos, cebolas, cenouras, coentros, couves-flôr, couves-repolho, couve-rábano, espinafres, ervilhas, malaguetas nabiças, nabos, pepinos, pimentos, salsa, tomates, rabanetes, rúcula, calêndulas.

Jardim, Semear: amores perfeitos (só os de flor pequena é que são os naturais e pode comer as suas flores), cravos, crisântemos, dálias, bocas de lobo, capuchinhas (estas são excelentes para circundar a nossa horta), agrião de jardim, calendulas.

Arbustos e arvores de fruto para plantar: amoreiras, arandos, framboesas, groselheiras, mirtilos, morangueiros, videiras.

E como irei partilhar no dia 19 deste mês, às 15 horas no Agro-Museu D. Julinha uma ação sob o tema “ Urtiga ou Ortiga – Amiga ou inimiga”, de participação gratuita, mas com inscrição obrigatória para agromuseu@cm-leiria.pt, refiro que as urtigas do nosso quintal, que por esta altura se apresentam exuberantes e cheias de sementes, podem ser usadas em sopas, saladas, e infusões/chá, pois têm muitos nutrientes bem interessantes para na nossa saúde, nomeadamente para fortalecer o sangue e ajudar a função do sistema urinário.

Na horta, fazem um excelente chorume, que tanto pode servir como fertilizante, como inseticida. Cá em casa fazemos sopas, bolos e as crianças adoram. Só precisamos de saber lidar com elas. Para quem tem galinhas, pode secar as urtigas e adicioná-las ao farelo e assim elas põem mais ovos.

Se as colher antes do sol lhes tocar, e agarrar por debaixo das folhas mais tenras, elas não picam. Se já for uma urtiga muito velha, tem mais propensão a picar. No entanto, se não tiver reação alérgica, a única coisa que vai sofrer é um pouco de comichão que acaba por passar, mas se fizer reação alérgica, deve tomar mais cuidados. Agora que me habituei a colhê-las é raro picarem-me. E o que fica é apenas um desconforto passageiro.

Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

Mudança de opinião e trabalho de casa

Nos últimos dias, a pretexto da reposição do tempo de serviço perdido pelos professores dura...

Depois de quase meio século do 25 de Abril de 74

Decorrido praticamente um quarto do século XXI e poucos dias após se ter comemorado mais um ...

Uma Matriz comum a católicos e ortodoxos

É um facto a assinalar com júbilo e um acto a merecer os maiores louvores a cedência, pelas ...