Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Não as mande às urtigas... aproveite-as

Se ainda não semeou as suas plantações para colher no verão, é melhor fazê-lo agora. As minhas sementeiras atrasaram-se este ano e optei por adquirir pés de plantas para garantir a produção mais precoce. No entanto, as minhas plantinhas estão agora a nascer e depois preencho os canteiros com elas.

Para proteger as pequenas plantas jovens que são tão atrativas para os caracóis e lesmas, borrifo-as com uma água picante – num litro de água trituro malaguetas bem picantes e uns dentes de alho, depois coo esta água e com ela borrifo as zonas onde as plantas estão a nascer e assim mantenho-os afastados, porque não costumam gostar de picante. Vou borrifando com regularidade, para manter a zona apimentada e assim sem matar nada consigo dar-lhes tempo para crescerem.

Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: abóboras, aipo, alfaces, alho francês, batatas, beringelas, beterrabas, broculos, cebolas, cenouras, coentros, couves-flôr, couves-repolho, couve-rábano, espinafres, ervilhas, malaguetas nabiças, nabos, pepinos, pimentos, salsa, tomates, rabanetes, rúcula, calêndulas.

Jardim, Semear: amores perfeitos (só os de flor pequena é que são os naturais e pode comer as suas flores), cravos, crisântemos, dálias, bocas de lobo, capuchinhas (estas são excelentes para circundar a nossa horta), agrião de jardim, calendulas.

Arbustos e arvores de fruto para plantar: amoreiras, arandos, framboesas, groselheiras, mirtilos, morangueiros, videiras.

E como irei partilhar no dia 19 deste mês, às 15 horas no Agro-Museu D. Julinha uma ação sob o tema “ Urtiga ou Ortiga – Amiga ou inimiga”, de participação gratuita, mas com inscrição obrigatória para agromuseu@cm-leiria.pt, refiro que as urtigas do nosso quintal, que por esta altura se apresentam exuberantes e cheias de sementes, podem ser usadas em sopas, saladas, e infusões/chá, pois têm muitos nutrientes bem interessantes para na nossa saúde, nomeadamente para fortalecer o sangue e ajudar a função do sistema urinário.

Na horta, fazem um excelente chorume, que tanto pode servir como fertilizante, como inseticida. Cá em casa fazemos sopas, bolos e as crianças adoram. Só precisamos de saber lidar com elas. Para quem tem galinhas, pode secar as urtigas e adicioná-las ao farelo e assim elas põem mais ovos.

Se as colher antes do sol lhes tocar, e agarrar por debaixo das folhas mais tenras, elas não picam. Se já for uma urtiga muito velha, tem mais propensão a picar. No entanto, se não tiver reação alérgica, a única coisa que vai sofrer é um pouco de comichão que acaba por passar, mas se fizer reação alérgica, deve tomar mais cuidados. Agora que me habituei a colhê-las é raro picarem-me. E o que fica é apenas um desconforto passageiro.

Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...