Não as lance à terra todas as sementes de uma só vez
O mês de abril traz-nos o aumento das horas de sol, os dias ficam maiores, e parece que temos mais tempo para as atividades, pelo menos as de ar livre.
É uma altura propicia para as sementeiras ao ar livre, no entanto podemos correr o risco das geadas. Por cá costumo não semear tudo de uma só vez. Se tem um pacote de sementes, não as lance à terra de uma só vez, assim pode evitar perder as pequenas plântulas e tem a vantagem posterior de ter legumes em crescimento em diferentes fazes.
Porque gosto de poder estar sempre a colher e não ter de colher para conservar, faço isso com cenouras, couves fechadas, rabanetes, beterrabas e afins, pois estes legumes são sempre melhores quando acabados de colher. Por isso de duas em duas semanas, ou mensalmente, lanço novas sementes à terra.
Tem-me acontecido que algumas sementes que lanço à terra só despontam quando assim o entendem e depois aparecem-me legumes espontâneos que já nem me lembrava que ali estariam… Isto também acontece porque deixo a maior parte das minhas plantas ganharem sementes - por este andar qualquer dia deixo de ter de semear, para apenas coletar.
Algumas plantas, como é o caso das pimenteiras e dos pimentos, se tiverem ficado abrigadas das geadas, podem apenas ser podadas que voltam a produzir frutos.
Sabe-se que a grande variedade de alimentos que ingerimos é a melhor garantia de manter uma boa saúde e por vezes nem é preciso cozinhá-las. As nossas saladas levam muitas folhas de legumes e incluem flores. Usamos na saladas folhas de beterraba (as mais jovens e tenras) folhas de rúcula, folhas de coentros, folhas de salsa, canónigos, folhas de alface, flores e folhas de cebolinho, folhas de urtiga, flores de borragem e de calêndulas. Também podíamos usar flores de capuchinha, mas não apreciamos o seu sabor. No final de as temperar, juntamos ainda fruta fresca e frutos secos e se quiser aprimorar junte ainda queijo.
Em suma, criámos por cá um jardim comestível, que para além de ser aprazível aos olhos e ao olfato, também o é para o palato. Experimentem aumentar a variedade das vossas saladas, ficarão surpreendidos com o resultado
Por esta altura aparecem em alguns terrenos uma planta de seu nome comum borragem (Borago officinalis), antigamente conhecida pelo nome de planta da coragem. Parece ser uma ótima companheira para os pomares e para os campos de morangueiros, pois é uma boa consociação na horta e pomar.
Diz-se que a borragem dá coragem. Devido aos seus componentes, a borragem produz no corpo uma sensação hilariante, levantando a moral e ajudando a combater depressões, mas devem ser consumidas com moderação, e como precisamos disso, particularmente na época que vivemos.
Um destes dias experienciei os trabalhos de um apicultor. Fiquei encantada, até fico com vontade de ter uma colmeia, mas acho que ainda preciso de aprender mais. No entretanto vou semeando mais flores e assim garanto alimento às abelhas e à casa, pois há muitas flores comestíveis..
Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: abóboras, aipo, alfaces, alho francês, batatas, beringelas, beterrabas, broculos, cebolas, cenouras, coentros, couves-flôr, couves- repolho, couve-rábano, espinafres, ervilhas, malaguetas nabiças, nabos, pepinos, pimentos, salsa, tomates, rabanetes, rúcula, calêndulas.
Jardim, semear: amores perfeitos (só os de flor pequena é que são os naturais e pode comer as suas flores), cravos, crisântemos, dálias, bocas de lobo, capuchinhas (estas são excelentes para circundar a nossa horta), agrião de jardim, calêndulas
Arbustos e árvores de fruto para plantar: amoreiras, arandos, framboesas, groselheiras, mirtilos, morangueiros, videiras.
Mantenha-se a par das partilhas em: https://www.facebook.com/AMHO.A.Minha.HOrta/
Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!
Boas colheitas.
NESTA SECÇÃO
“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”
(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...
Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede
Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...
Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido
Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...