Pestanas que Falam


Não foi só futebol

10 de julho de 2016. A bola rola sobre o relvado do Stade de France na final do Euro 2016 disputada entre França e Portugal. Aos 109 minutos Éder remata e marca o golo da vitória. Portugal é Campeão Europeu de Futebol pela primeira vez.

Um ano depois o país recorda o momento em que 11 milhões de corações explodiram de felicidade. 11 milhões que acreditaram. 11 milhões focados num objetivo: ganhar, ganhar, ganhar.

Mas, afinal, não foi só futebol. O Euro foi o início de um ciclo, até uma lição de vida. Para os que dizem que em Portugal “não se passa nada” ou “o que é bom está lá fora”.

A seleção portuguesa serviu ainda para recordar que as grandes conquistas fazem-se em grupo - um valor há muito depreciado na pressa e na ganância do dia a dia. Que cada um tem o seu papel e valor individual, mas nunca estamos a trabalhar sozinhos. Há raros golos sem assistências.

E meses depois, na Ucrânia, vencemos pela primeira vez o Festival da Canção da Eurovisão.

É engraçado como nos referimos a estas vitórias sempre na primeira pessoa - “somos campeões europeus de futebol”, “ganhámos o eurovisão” – quando, na realidade, a grande maioria de nós não teve interferência nestas conquistas.

No entanto, falta muito mais disso aos portugueses, desse “nós” que trabalha em conjunto. Desse “nós” que olha para o parceiro do lado e se solidariza. Desse “nós” que não apunhala, antes ajuda. E não é só nas vitórias, é principalmente nas derrotas.

Os Descobrimentos já não voltam, mas há novos tempos áureos à espera de serem conquistados. As conquistas apenas mudaram de formato. Se houver um onze em cada escritório, grupo de amigos ou em casa, certamente estaremos a caminhar para um Portugal melhor.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...