Célia Ferreira

A.M.HO. A.Minha.Horta

Não desista ao primeiro contratempo

Chegou o outono, e com ele outro ciclo, com tempo de menos rigor. São os momentos ideais para as sementeiras e plantações. É época de renovar colheitas: por cá gosto de manter as sementes das minhas plantas, por isso costumo deixar uns pés para semente.

Os meus pés de tomateiros ganharam míldio/oídio. O que fiz foi retirar a maior parte das folhas e caules afetados e borrifei com uma infusão de bardana. E eles continuam a crescer de forma saudável, se aplicar aos primeiros sintomas perceberá que a infestação não progride. Esta solução é eficaz e comprovada no meu quintal.

A maior parte das pessoas desiste de ter uma horta, por aparecerem estes contratempos. Na verdade são manifestações da natureza e se soubermos observar e aprender, mais fácil se tornará ultrapassar estas dificuldades. Entenda-as como contratempos, a perspetiva com que os encaramos vai fazer toda a diferença na forma como as ultrapassamos.

E isto mais uma vez é válido muito para além da nossa horta. Talvez esteja inspirada por um dos últimos livros que li e que aqui recomendo: “Como deixar de se preocupar e começar a viver” de Dale Carnegie. Encontra-o disponível na biblioteca da Batalha, que é um excelente sitio para frequentar, porque as nossas aprendizagens podem ser feitas pela vida fora.

Para mim, sentir-me viva é ter todos os dias algo mais para aprender/descobrir.

Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: Acelgas, alfaces, alho francês, brócolos, cebolas, cenouras, coentros, couves várias, couve-rábano, espinafres, espargos, favas, mostardas, nabiças, nabos, rabanetes, rúcula, salsa.

Jardim, semear e/ou plantar: amores-perfeitos, margaridas, açucenas, cíclames, narcisos, crisântemos, jacintos e tulipas.

Na horta posso cultivar bons alimentos e bons sentimentos!

Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...