Célia Ferreira

A.M.H.O. A.Minha.Horta

Não atrapalhar a organização natural

Este inicio frio e chuvoso de abril faz-nos lembrar o provérbio “abril águas mil”. Pois a sabedoria popular tem ainda outro muito interessante: “abril frio e molhado, enche o celeiro e farta o gado”.

E se olharmos para a natureza espontânea percebemos que nesta altura tudo desponta da terra. É ver crescer todas as plantas e flores e como se tornam viçosas com estas águas que têm caído. Gosto de ver assim os campos, exuberantes, com flores por todo o lado, e é com elas que enfeito as jarras cá em casa. Quanto mais conheço os atributos das plantas espontâneas, mais sinto gratidão pela natureza generosa que me rodeia. Para a maioria dos agricultores que conheço o meu quintal parece demasiado desorganizado, mas a verdade é que consigo colher muitas plantas e manter uma diversidade muito maior de culturas, e algumas deixei de plantar/semear, pois crescem espontâneas por onde querem. Cada um tem a sua organização, a minha é a de não atrapalhar muito a organização natural. É também verdade que as plantas que partilho, como são mais “desenrascadas”, não precisam de muitos cuidados para se manterem saudáveis nas suas novas moradas.

Reconheço cada vez mais as propriedades das plantas espontâneas. A urtiga passou a ser frequente nas refeições cá de casa e outras seguem-lhe o rasto. Assim precisamos cada vez menos de intervir. Há ainda técnicas para cultivar alimentos sem cavar, em suma a horta caseira já não precisa de ser uma canseira.

Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: abóboras, aipo, alfaces, alho francês, batatas, beringelas, beterrabas, broculos, cebolas, cenouras, coentros, couves-flor, couves-repolho, couve-rábano, espinafres, ervilhas, malaguetas, nabiças, nabos, pepinos, pimentos, salsa, tomates, rabanetes, rúcula e calêndulas.

Jardim, semear: amores perfeitos, cravos, crisântemos, dálias, bocas de lobo, capuchinhas (estas são excelentes para circundar a nossa horta), agrião de jardim e calêndulas.

Arbustos e arvores de fruto para plantar: amoreiras, arandos, framboesas, groselheiras, mirtilos, morangueiros e videiras.

Mantenha-se a par das partilhas em: https://www.facebook.com/AMHO.A.Minha.HOrta/

Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

Vales sociais

O Decreto-Lei, n.º 26/99, de 28 de janeiro, na redação dada pela Lei n.º 82-E/2014 de 31 de ...

A Casa do Benfica da Batalha tem a melhor bifana do mundo!

Houve um dia que, nos meus deambulanços pelo asfalto português, fui parar à Batalha, mais pr...

As eleições de 6 de outubro enquanto verdadeiro ato de cidadania

No próximo dia 6 de outubro terão lugar as eleições legislativas que levarão a eleição de no...