Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Não aproveitar os restos de plantas doentes

Chegou o outono e com ele um novo ciclo - com tempo de menos rigor é o momento ideal para as sementeiras.

A natureza é feita de ciclos que se renovam, as árvores deixam cair as folhas para se prepararem para o inverno, mantêm-se firmes no seu lugar e renovam-se com as cores de outono. Apreciemos essa beleza da renovação e saibamos nós também renovar-nos.

Os trabalhos de limpeza das colheitas anteriores continuam, sendo importante não aproveitar os restos de plantas que contenham doenças, mas muito importante aproveitar para matéria orgânica as que secaram sãs.

Se for possível deixar o solo em pousio, antes da implantação das novas culturas, é sempre benéfico para que o solo possa arejar e posteriormente pode ser adicionado composto e estrume para o nutrir e preparar para as novas plantações.

O aroma da terra molhada, das primeiras chuvas é tão agradável, saibamos apreciar a natureza em todo o seu esplendor, e aprender com ela.

Hortícolas para Semear e/ou plantar ao ar livre: acelgas, alfaces, alho francês, brócolos, cebolas, cenouras, coentros, Couves várias, couve-rábano, espinafres, espargos, favas, mostardas, nabiças, nabos, rabanetes, rúcula, salsa.

Jardim, semear e/ou plantar: amores-perfeitos, margaridas, açucenas, cíclames, narcisos, crisântemos, jacintos e tulipas.

Na horta posso cultivar bons alimentos e bons sentimentos!

Boas colheitas.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...