José Travaços Santos

Baú da Memória

Nada comprova que Boytac fosse Diogo

Em 28 de abril, no programa do Canal 1 da RTP "Joker", perguntava-se qual de quatro arquitectos, ali mencionados, tinha dirigido obras no Convento dos Jerónimos. Um dos quatro era Boytac (Boutaca ou Boitaca) que foi correctamente indicado. Até aqui tudo bem. Porém, o célebre mestre quatrocentista/quinhentista era designado por Diogo de Boutaca.

Ora, não obstante esse nome próprio, Diogo, ter sido apontado por alguns autores, a verdade é que não há documentos que o comprovem e ainda menos como "Diogo de ...". Também ocorri no mesmo erro até ser esclarecido por quem sabe mais do que eu, humilde aprendiz destas coisas.

O Professor Doutor Saul António Gomes só encontrou a designação Boytac, precedida de Mestre ou Maitre, normalmente abreviados, nas assinaturas de documentos da Confraria do Hospital de Santa Maria da Vitória, antecessora até ao princípio do século XVIII da Santa Casa da Misericórdia da Batalha. Boytac foi confrade da instituição e em 1519-1520 seu juiz.

Tudo isto está no precioso Arquivo da nossa Misericórdia, que há cerca de quarenta anos, quando era provedor da instituição o já falecido Mário Pereira Varino e com a colaboração de António Saraiva Sequeira, outro batalhense desaparecido, ajudei a salvar da destruição que estava iminente.

Na pedra tumular do famoso Mestre e de sua mulher Isabel Henriques, a única salva da demolição da Igreja de Santa Maria-a-Velha e que hoje está devidamente resguardada e em exposição, com mais algumas pedras de extraordinário valor documental no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, também só aparece a designação de Mestre Boytac.

Das "Vésperas Batalhinas - Estudos de História e Arte" do notável historiador Professor Doutor Saul António Gomes, transcrevo seis desses autógrafos de Boytac em documentos da citada Confraria do nosso velho hospital.

 


NESTA SECÇÃO

Desconfinamento ou regresso a normalidade

Muitos pensaram que a partir de 1 de junho, com muitos cuidados, nos aproximaríamos da norma...

Ainda os nomes e origens dos Mestres Batalhinos

  Boytac, depois aportuguesado para Boitaca ou Boutaca, não se sabe ainda qual era a sua ...

Museu convida a conhecer a biodiversidade

  Celebrou-se, no passado dia 5 de junho, o dia Mundial do Ambiente, evento anual, promov...